Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeticiaDoValeOliveira_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise fitoquímica de extratos da madeira da espécie vegetal Martiodendron elatum (FABACEAE)
Autor(es): Oliveira, Letícia do Vale
Orientador(es): Correia, Mauro Vicentini
Assunto: Extrato vegetal
Madeira
Plantas medicinais
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 16-Mai-2023
Referência: OLIVEIRA, Letícia do Vale. Análise fitoquímica de extratos da madeira da espécie vegetal Martiodendron elatum (FABACEAE). 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A família Fabaceae é a maior família botânica do Brasil conferindo uma grande diversidade de espécimes madeireiras com aplicações em diversas áreas, com foco na química medicinal. Entretanto, muitas espécies ainda precisam ser estudadas quimicamente no intuito de identificar metabólitos secundários presentes em seus organismos que podem possuir atividades biológicas. O presente trabalho descreve a análise fitoquímica da espécie vegetal Martiodendron elatum, no qual realizou-se a extração da madeira da espécie por maceração em acetato de etila como solvente, e em seguida, a obtenção do seu extrato bruto. Esse extrato foi submetido a testes fitoquímicos com o objetivo de detectar metabólitos secundários, resultando em positivo para fenóis/taninos e triterpenoides. A análise por RMN de próton do extrato bruto identificou picos característicos para os grupos que deram positivos na prospecção fitoquímica, como sinais intensos entre 0,7 e 3,0 ppm de grupos metílicos e metilenos de triterpenoides, e sinais na região dos aromáticos para compostos fenólicos. Portanto, essa análise qualitativa indica a possibilidade de haver essas duas classes de compostos químicos na espécie. Além disso, as frações obtidas após o fracionamento pela cromatografia em coluna foram analisadas pela cromatografia em camada delgada, onde as separações nas placas cromatográficas só foram visualizadas a 365 nm, sugerindo que há substâncias químicas com características fluorescentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.