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dc.contributor.advisorBotelho, Ducineli Régis-
dc.contributor.authorLourenço, Vítor de Matos-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Vítor de Matos. Lançamento de jogos eletrônicos durante a pandemia de Covid-19: um estudo de eventos. 2021. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractCom o aparecimento da pandemia de COVID-19, boa parte das nações precisou seguir à risca as medidas de segurança. Como efeito causal dessas medidas, houve um aumento no consumo de meios de entretenimento e aparelhos eletrônicos, como videogames. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi analisar os retornos anormais dos preços das ações de empresas da indústria dos jogos eletrônicos, no período de lançamento de um novo produto (jogo eletrônico) ocorrido entre março de 2020 até julho de 2021. Para atingir o objetivo, foi utilizada a metodologia de estudo de eventos, que compreendeu, neste caso, um período padrão de 250 dias de negociações antes do evento, e 10 dias depois (-250;+10), sendo o momento zero definido como o lançamento do produto (jogo eletrônico). Para adquirir os dados, foram utilizados o site Yahoo! Finance e a função Google Finance. Segundo os resultados dos testes individuais, nenhuma empresa apresentou um valor que ultrapasse os pontos críticos, não ocorrendo variações estatisticamente significativas. Um dos motivos possíveis de não haver essas variações neste estudo é o do mercado ter assimilado a informação do lançamento em algum período anterior ao evento. Isto varia entre as empresas, visto que os anúncios e questões relacionadas são feitos em períodos distintos, como em convenções, premiações, propagandas, entre outros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMercado de capitaispt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.titleLançamento de jogos eletrônicos durante a pandemia de Covid-19 : um estudo de eventospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T11:43:45Z-
dc.date.available2023-05-16T11:43:45Z-
dc.date.submitted2021-10-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34784-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1With the outbreak of the COVID-19 pandemic, many nations have had to follow security measures to the letter. As a causal effect of these measures, there was an increase in the consumption of entertainment media and electronic devices, such as video games. Thereupon, the objective of this work was to analyze the abnormal returns of the stock prices of companies in the video game industry, in the period of release of a new product (video game) occurred between March 2020 until July 2021. To achieve the objective, the methodology of study of events was used, which comprised a standard period of 250 trading days before the event, and 10 days later (-250;+10), with zero moment being defined as the product launch (electronic game). To acquire the data, the website Yahoo! Finance and the Google Finance function were used. According to the results of the individual tests, no company presented a value that exceeded the critical points, with no statistically significant variations occurring. One of the possible reasons for not having these variations in this study is that the market has assimilated the information of the launch in some period prior to the event. This varies between companies, as advertisements and related issues are done at different periods such as conventions, awards, advertisements, among others.pt_BR
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