Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Botelho, Ducineli Régis | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Vítor de Matos | - |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Vítor de Matos. Lançamento de jogos eletrônicos durante a pandemia de Covid-19: um estudo de eventos. 2021. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o aparecimento da pandemia de COVID-19, boa parte das nações precisou seguir à risca
as medidas de segurança. Como efeito causal dessas medidas, houve um aumento no consumo
de meios de entretenimento e aparelhos eletrônicos, como videogames. Em vista disso, o
objetivo deste trabalho foi analisar os retornos anormais dos preços das ações de empresas da
indústria dos jogos eletrônicos, no período de lançamento de um novo produto (jogo
eletrônico) ocorrido entre março de 2020 até julho de 2021. Para atingir o objetivo, foi
utilizada a metodologia de estudo de eventos, que compreendeu, neste caso, um período
padrão de 250 dias de negociações antes do evento, e 10 dias depois (-250;+10), sendo o
momento zero definido como o lançamento do produto (jogo eletrônico). Para adquirir os
dados, foram utilizados o site Yahoo! Finance e a função Google Finance. Segundo os
resultados dos testes individuais, nenhuma empresa apresentou um valor que ultrapasse os
pontos críticos, não ocorrendo variações estatisticamente significativas. Um dos motivos
possíveis de não haver essas variações neste estudo é o do mercado ter assimilado a
informação do lançamento em algum período anterior ao evento. Isto varia entre as empresas,
visto que os anúncios e questões relacionadas são feitos em períodos distintos, como em
convenções, premiações, propagandas, entre outros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de capitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.title | Lançamento de jogos eletrônicos durante a pandemia de Covid-19 : um estudo de eventos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T11:43:45Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T11:43:45Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34784 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the outbreak of the COVID-19 pandemic, many nations have had to follow security
measures to the letter. As a causal effect of these measures, there was an increase in the
consumption of entertainment media and electronic devices, such as video games. Thereupon,
the objective of this work was to analyze the abnormal returns of the stock prices of
companies in the video game industry, in the period of release of a new product (video game)
occurred between March 2020 until July 2021. To achieve the objective, the methodology of
study of events was used, which comprised a standard period of 250 trading days before the
event, and 10 days later (-250;+10), with zero moment being defined as the product launch
(electronic game). To acquire the data, the website Yahoo! Finance and the Google Finance
function were used. According to the results of the individual tests, no company presented a
value that exceeded the critical points, with no statistically significant variations occurring.
One of the possible reasons for not having these variations in this study is that the market has
assimilated the information of the launch in some period prior to the event. This varies
between companies, as advertisements and related issues are done at different periods such as
conventions, awards, advertisements, among others. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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