Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, César Augusto Tibúrcio | - |
dc.contributor.author | Miranda, Nicolas Cal do Nascimento | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Nicolas Cal do Nascimento. Similaridade, auditoria e tomada de decisão: um estudo à luz da perspectiva comportamental. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os diversos tipos de usuários existentes na contabilidade tomam suas decisões por meio de
heurísticas mentais, que baseiam o processo de julgamento/tomadas de decisão de indivíduos
em situações de incerteza. Com o intuito de aprimorar o entendimento acerca do que envolve a
formação desse tipo de processo cognitivo e, com isso, auxiliar o processo de tomada de decisão
por parte dos usuários, o presente artigo busca desenvolver o cálculo de um indicador de
similaridade entre relatórios de auditoria das companhias brasileiras listadas na bolsa de
valores, a partir dos princípios acerca da similaridade expostos por Amos Tversky em seus
estudos sobre a heurística da representatividade. O potencial de influência desse indicador no
processo de tomada de decisão, especialmente em relação aos usuários externos, está
relacionado a questões como análise de comparabilidade, classificação, reconhecimento de
padrões, identificação de repetição de informações, mensuração do valor comunicativo,
rankeamento e verificação do adequado cumprimento das normas. Complementarmente, a
partir da proposição exposta por James Shanteau, que sugere que as pesquisas na área de
auditoria comportamental devem buscar ser impulsionadas pela teoria e basear-se em conceitos
e modelos quantitativos, busca-se investigar se variáveis comumente utilizadas em estudos de
auditoria e contabilidade possuem relação com esse indicador de similaridade desenvolvido.
Esses objetivos propostos buscam fomentar a interdisciplinaridade entre as áreas de auditoria e
contabilidade comportamental, com o intuito de contribuir para um maior desenvolvimento do
interesse pela área comportamental por parte dos estudantes e pesquisadores de contabilidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Demonstrações financeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auditoria | pt_BR |
dc.title | Similaridade, auditoria e tomada de decisão : um estudo à luz da perspectiva comportamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T15:15:35Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T15:15:35Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34780 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The different types of users in accounting make their decisions through mental heuristics, which
base individuals' judgment/decision-making process in situations of uncertainty. In order to
improve the understanding of the formation of this type of cognitive process and, therefore,
help the decision-making process by users, this article seeks to develop the calculation of a
similarity indicator between audit reports from the Brazilian companies listed on the stock
exchange, based on the principles about similarity exposed by Amos Tversky in his studies on
the heuristic of representation. The potential influence of this indicator in the decision-making
process, especially in relation to external users, is related to issues such as comparability
analysis, classification, pattern recognition, identification of repetition of information,
measurement of communicative value, ranking and verification of the proper compliance with
the rules. In addition, based on the proposition exposed by James Shanteau that suggests that
research in the area of behavioral auditing should seek to be driven by theory and based on
quantitative concepts and models, the study seeks to investigate whether variables commonly
used in auditing and accounting studies are related to this developed similarity indicator. These
proposed objectives seek to foster interdisciplinarity between the areas of auditing and
behavioral accounting, in order to contribute to a more significant development of interest in
the behavioral area on the part of accounting students and researchers. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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