Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcoLucasAlvarengaDeSouza_tcc.pdf997,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: ESG Bonds : um estudo exploratório
Autor(es): Souza, Marco Lucas Alvarenga de
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Instituições financeiras
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 15-Mai-2023
Referência: SOUZA, Marco Lucas Alvarenga de. ESG Bonds: um estudo exploratório. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo tem como enfoque principal analisar a relação entre as características dos títulos temáticos ESG (ESG Bonds) emitidos no Brasil e as características das empresas emitentes entre os anos de 2015 e 2021. O trabalho foi dividido em 5 capítulos, sendo eles introdução, referencial teórico, metodologia, análise dos resultados e considerações finais. Para realização do proposto estudo, foram identificadas e catalogadas variáveis qualitativas e quantitativas relacionadas tanto aos títulos emitidos no período analisado tanto às entidades emitentes. Posteriormente à coleta dos dados, adotou-se como procedimentos de análise a utilização e extração de estatísticas descritivas para um melhor entendimento do perfil e das características das emissões mapeadas. Adicionalmente à utilização das estatísticas descritivas, optou-se por realizar uma análise de correspondência múltipla para as variáveis qualitativas enquanto que, para as variáveis quantitativas, foi realizada uma análise de variância e uma regressão linear. É válido destacar que para os procedimentos de estatísticas descritivas e a análise de correspondência múltipla, foram consideradas todas as entidades emitentes sendo elas de capital aberto ou capital fechado. Em contrapartida, para a análise de variância e de regressão linear optou-se por utilizar apenas as informações quantitativas das entidades emitentes listadas, haja vista a dificuldade para identificar e localizar as informações financeiras das não listadas de maneira pública. Dessa forma, em que pese os resultados finais desse trabalho, que é um working paper, não serem conclusivos, foram encontrados achados interessantes que são grandes estímulos para sua continuidade. Primeiramente, identificou-se uma possível existência de relação entre a dívida de uma entidade e a emissão de títulos verdes. Além disso, foi verificado que, em média, as empresas de maior porte não parecem configurar entre os emissores com melhores rating ESG. Por fim, deixa-se margem para o aprimoramento do estudo realizado, assim como novas abordagens para exploração de assuntos que podem futuramente agregar a ele.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.