Título: | Gastos com inovação : uma análise custo-volume-lucro em uma pequena empresa de alimentos do DF |
Autor(es): | Carvalho, Beatriz Guimarães de |
Orientador(es): | Freire, Fátima de Souza |
Assunto: | Microempreendedor Individual (MEI) Pequenas e médias empresas |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 15-Mai-2023 |
Referência: | CARVALHO, Beatriz Guimarães de. Gastos com inovação: uma análise custo-volume-lucro em uma pequena empresa de alimentos do DF. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Na atualidade, a inovação é um fator de grande relevância para as empresas. Para as de pequeno
porte, torna-se um grande diferencial, tendo em vista a necessidade de manterem-se
competitivas num mercado cada vez mais globalizado. Levando em consideração a
classificação do Manual de Oslo, em relação às atividades inovadoras, este trabalho tem como
objetivo avaliar os gastos com inovação de produtos, de processos, de marketing e
organizacional, que uma pequena empresa de alimentos deverá realizar, para se manter no atual
ambiente competitivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de preços dos serviços de
inovação disponíveis no mercado, assim como dos investimentos em tecnologia necessários
para uma pequena empresa. Para calcular a Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e
Margem de Segurança, antes e depois dos investimentos em tecnologia empresarial, foi
aplicado um questionário a um Microempreendedor Individual (MEI), produtor de alimentos,
localizado no Distrito Federal, relativos aos produtos, gastos e sistemas da empresa. Com
valores mensais de R$ 90,18 a R$ 408,15 é possível uma empresa iniciar os investimentos em
marketing e em processos, dando-lhe uma maior visibilidade para o cliente. Conclui-se que há
tecnologias ou sistemas de inovações disponíveis no mercado, com custo zero, para que uma
empresa possa melhorar suas vendas, processos e gestão. No caso da empresa analisada, os
investimentos com inovação poderão ter um impacto positivo, entre 40% a 160%, no
faturamento mensal da empresa. |
Abstract: | Currently, innovation is a factor of great relevance for companies. For small businesses, it
becomes a great differential, given the need to remain competitive in an increasingly globalized
market. Taking into account the classification of the Oslo Manual in relation to innovative
activities, this work aims to assess the expenditures on product, process, marketing and
organizational innovation, which a small food company must carry out to maintain itself in the
current environment competitive. For this purpose, a price survey was carried out on innovation
services available on the market, as well as on investments in technology required for a small
business. To calculate the Contribution Margin, Balance Point and Safety Margin, before and
after investments in business technology, a questionnaire was applied to an Individual Microentrepreneur (IME), a food producer, located in the Federal District, regarding products,
expenses and company systems. With monthly values from R$90.18 to R$408.15, it is possible
for a company to start investing in marketing and processes, giving it greater visibility for the
customer. It is concluded that there are technologies or systems of innovation available in the
market with zero cost so that a company can improve its sales, processes and management. In
the case of the analyzed company, investments with innovation may have a positive impact
between 40% and 160% on the company's monthly revenue. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.