Título: | Determinação da biodegradabilidade de derivado de óleo da polpa de macaúba com potencial lubrificante por medidas de DBO e DQO |
Autor(es): | Alvim, Gabriela Cavalcanti |
Orientador(es): | Politi, José Roberto dos Santos |
Assunto: | Biolubrificantes Biodiesel Biodegradação |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 11-Mai-2023 |
Referência: | ALVIM, Gabriela Cavalcanti. Determinação da biodegradabilidade de derivado de óleo da polpa de macaúba com potencial lubrificante por medidas de DBO e DQO. 2022. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Óleos lubrificantes são produtos largamente utilizados na indústria atual, sendo
fundamentais para o bom funcionamento de veículos, transmissões, máquinas de corte e
diversos tipos de maquinários. A principal função desse produto é reduzir o atrito entre os
componentes de um motor, ou outros tipos de engrenagens, convertendo o atrito sólido em atrito
fluido.
Os óleos lubrificantes produzidos por bases derivadas de petróleo, e os resíduos gerados
pelos mesmos, são considerados como tóxicos e perigosos, apresentando riscos não apenas para
a saúde pública, mas também ao meio ambiente caso sejam descartados de maneira
inapropriada. Os biolubrificantes surgem nesse cenário como uma alternativa mais sustentável
e menos agressiva, não sendo bioacumulativos e possuindo um elevado grau de
biodegradabilidade e baixa ecotoxidade.
Para esse trabalho, foi utilizado o óleo da polpa da macaúba (Acrocomia aculeata) como
matéria-prima para obtenção de um derivado (diol) com potencial de se tornar uma base
lubrificante biodegradável. O derivado foi produzido por meio da oxidação das ligações duplas
dos triglicerídeos do óleo vegetal. A biodegradabilidade do diol foi testada após sua diluição
em solução de ácido sulfúrico e avaliada utilizando a relação entre a Demanda Química de
Oxigênio (DQO) e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), seguindo os procedimentos
5220 D e 5210 D SMWW, 23ª ed. Respectivamente. Os resultados foram analisados
comparando-os com medidas realizadas do óleo vegetal in natura e um lubrificante básico
mineral.
As relações entre os resultados de DBO e DQO para os óleos analisados permitiram o
estudo dos impactos ambientais gerados pela base lubrificante sintetizada quando comparada a
um lubrificante de base mineral e ao óleo vegetal cru. Entretanto, os valores encontrados por
meio dos procedimentos realizados mostraram-se divergentes ao observado para os óleos
vegetais e aos lubrificantes minerais, indicando que adaptações serão necessárias para a
obtenção de resultados alinhados com a literatura e as observações cotidianas. |
Abstract: | Lubricants oils are products widely used in today´s industry. They are essential for the
proper functioning of vehicles, cutting machines and machinery in general, and their main
function is to reduce the friction between the components of an engine, or other types of gears,
converting solid friction into fluid one.
The lubricating oils produced by petroleum-based oils, and the residues generated by
them, are considered to be toxic and hazardous, posing a risk not only to public health, but also
to the enviroment if not properly disposed of. Biolubricants emerge in this scenario as a more
sustainable and less aggressive alternative, not being bioaccumlative, having a high degree of
biodegradability and low ecotoxicity.
For this work, the oil from the pulp of the macaúba (Acrocomia Aculeata) was used as
a raw material to obtain a derivative (diol) with the potential to become a biodegradable
lubricant base. The derivative was produced through the oxidation of the double bonds of the
vegetable oil triglycerides. The biodegradability of the diol was evaluated using the relationship
between Chemical Oxygen Demand (COD) and Biochemical Oxygen Demand (BOD),
following procedures 5220 D and 5210 D, respectively, from the Standard Methods For the
Examination of Water and Wastewater, 23º edition, comparing them with that of vegetable oil
in natura and a mineral base oil.
The relationships between the BOD and COD results for the analyzed oils allowed the
study of the environmental impacts generated by the synthesized lubricant base when compared
to a mineral-based lubricant and to raw vegetable oil. However, the values found through the
procedures performed were different from different from that observed for vegetable oils and
mineral lubricants, indicating that adaptations will be necessary to obtain results more aligned
with the literature and everyday observations. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. |
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