Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/34734
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_DafneAraujoMenino_tcc.pdf | 584,31 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Educação científica e inovação tecnológica |
Autor(es): | Menino, Dafne Araújo |
Orientador(es): | Silveira Neto, Brenno Amaro da |
Coorientador(es): | Machado, Daniel Francisco Scalabrini |
Assunto: | Educação básica Ciências - estudo e ensino Inovações tecnológicas |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 11-Mai-2023 |
Referência: | MENINO, Dafne Araújo. Educação científica e inovação tecnológica. 2022. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Em um cenário em que se reconhece a importância e o impacto da educação científica na educação básica para a formação de futuros cidadãos e profissionais, e em como há uma necessidade de efetivá-la, pretende-se abordar o tema inovação. A proposta é que a inovação deve ser incluída no ensino sobre o trabalho científico frente aos inúmeros exemplos de como a inovação pode contribuir para a solução de problemas da sociedade e é uma das formas de promover o progresso. Em um primeiro momento, é necessário que se faça um levantamento bibliográfico sobre a forma que a inovação e a educação científica são abordadas e, posteriormente, um mapeamento da percepção geral que discentes secundaristas têm sobre a temática da inovação. Haverá, portanto, dois mapeamentos um bibliográfico e um de percepções a respeito da inovação através de uma pesquisa com a finalidade de mensurar as respostas dos discentes frente a associação com o tema da inovação. A partir do aferimento dos dados obtidos e das respostas será feita uma avaliação crítica da percepção da inovação e se a mesma deve ser melhor incluída na temática de educação científica. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.