Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34733
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ArthurVelardiCerqueira_tcc.pdf2,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A história de vida de Gilbert Lewis e a natureza da Ciência : um estudo de caso para o ensino de Química
Autor(es): Cerqueira, Arthur Velardi
Orientador(es): Cortez, Jheniffer Micheline
Assunto: Ciência - história
Cientistas
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 11-Mai-2023
Referência: CERQUEIRA, Arthur Velardi. A história de vida de Gilbert Lewis e a natureza da Ciência: um estudo de caso para o ensino de Química. 2022. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo propor e validar um Estudo de Caso histórico sobre Gilbert Lewis, além de avaliar as potencialidades dessa abordagem na aprendizagem de aspectos da Natureza da Ciência e investigar as concepções prévias de estudantes do Ensino Médio sobre os cientistas e o processo de construção do fazer científico. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foi possível uma aplicação para estudantes do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública de Brasília, utilizando os aspectos consensuais da Natureza da Ciência juntamente com o Draw a Scientist Test além de Questionários VNOS e questionários produzidos pelo autor. Houve o recorte de um episódio histórico que explicita a construção da Teoria dos Pares Compartilhados de 1923, em que se passa a entender melhor a formação da Regra do Octeto e as várias relações interpessoais como interferentes do fazer científico e da vida do cientista em questão. Tal abordagem, permitiu a inserção de uma Análise Textual Discursiva como instrumento de análise dos dados e como resultado satisfatório, a necessidade de mais elementos de História e Filosofia das Ciências nas salas de aula como contribuintes do processo de ensino e de aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.