Título: | Por onde anda seu lixo? : uma análise sobre o descarte de resíduos sólidos de um bairro do Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Thaís da |
Orientador(es): | Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
Assunto: | Resíduos sólidos Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 11-Mai-2023 |
Referência: | SILVA, Thaís da. Por onde anda seu lixo?: uma análise sobre o descarte de resíduos sólidos de um bairro do Distrito Federal. 2022. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho foi motivado pela constatação do impacto socioambiental causado pelo descarte
inadequado de resíduos sólidos, de natureza diversa, em uma área comum de um bairro
residencial localizada na Região Norte do Distrito Federal. Dedicamos este Trabalho de
Conclusão do Curso de Licenciatura em Química para buscar, primeiramente, investigar o que
pensam sobre a temática: 20 alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma turma de 3º ano
de uma escola do bairro, uma catadora de resíduos, um líder comunitário e uma agente do poder
público, todos moradores ou conhecedores da área impactada. Para isso, estes indivíduos foram
ouvidos por meio de questionários e entrevistas. A análise das respostas dessa investigação
mostrou que se trata de um problema multifacetado, envolvendo visões de mundo diferentes.
Os participantes, de forma geral, reconhecem a problemática, mas responsabilizam outros
indivíduos, que não necessariamente os causadores do descarte inadequado. Para que seja
possível desenvolver um debate entendemos ser necessário desenvolver a temática envolvendo
este coletivo e, por isso, apresentamos uma proposta de uma Oficina, que poderá ser
desenvolvida na escola delimitada, localizada em um perímetro com 17 pontos de descartes
inadequados de lixo, causadores de impactos diversos. Consideramos que uma proposta apoiada
na Educação Ciências, Tecnologia e Sociedade seria adequada na perspectiva de promovermos
coletivamente a transformação da realidade descrita. Para a proposição desta o Oficina, foi
necessário conhecer propostas similares a partir de um levantamento bibliográfico nas Atas do
Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, evento realizado pela Associação
Brasileira de Pesquisadores em Educação em Ciências (Abrapec). A Oficina seria também uma
oportunidade de refletir junto à instituição de ensino como o currículo escolar pode ser
reconfigurado, por meio de abordagens temáticas, tendo como decorrência a participação social
crítica dos envolvidos em articulação com o poder público. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.