Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielSantosPessoa_tcc.pdf1,95 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorToledo, Evelyn Jeniffer de Lima-
dc.contributor.authorPessoa, Gabriel Santos-
dc.identifier.citationPESSOA, Gabriel Santos. A alquimia nos livros didáticos: análise do PNLD de 2018 e de 2021. 2022. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos cresceram os debates para se discutir a importância da história das ciências nos ensinos fundamentais e médio, uma das justificativas seria que ao fornecer informações contextualizadas de conceitos e teorias científicas, o processo de ensino-aprendizagem tornase mais significativo para o estudante. Dessa forma, um importante recurso didático disponível para professores e alunos são as coleções de livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), cuja última edição de 2021 é considerada uma descontinuação em relação as edições anteriores devido a chegada do Novo Ensino Médio. O presente trabalho buscou avaliar como o tema alquimia é abordado nos livros do Programa Nacional do Livro Didático na edição de 2018 e na edição de 2021 por meio do método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2016). Para avaliar como a alquimia é abordada, foram levantadas cinco hipóteses que nos levaram a concluir que, no geral, o tema é apresentado de forma escassa na maioria das coleções nos dois PNLDs, entretanto apesar de pouco encontrado nas coleções do PNLD de 2018, a nova edição acomete em uma redução ainda maior da temática em termos quantitativos e qualitativos, pondo em evidência as fragilidades do Novo Ensino Médio, uma vez que a manutenção do novo sistema pode promover prejuízos incalculáveis na aprendizagem de novos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiência - históriapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordAlquimiapt_BR
dc.titleA alquimia nos livros didáticos : análise do PNLD de 2018 e de 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-11T11:12:52Z-
dc.date.available2023-05-11T11:12:52Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34727-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.