Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Gabriel Santos | - |
dc.identifier.citation | PESSOA, Gabriel Santos. A alquimia nos livros didáticos: análise do PNLD de 2018 e de 2021. 2022. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos cresceram os debates para se discutir a importância da história das ciências
nos ensinos fundamentais e médio, uma das justificativas seria que ao fornecer informações
contextualizadas de conceitos e teorias científicas, o processo de ensino-aprendizagem tornase mais significativo para o estudante. Dessa forma, um importante recurso didático disponível
para professores e alunos são as coleções de livros do Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD), cuja última edição de 2021 é considerada uma descontinuação em relação as edições
anteriores devido a chegada do Novo Ensino Médio. O presente trabalho buscou avaliar como
o tema alquimia é abordado nos livros do Programa Nacional do Livro Didático na edição de
2018 e na edição de 2021 por meio do método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin
(2016). Para avaliar como a alquimia é abordada, foram levantadas cinco hipóteses que nos
levaram a concluir que, no geral, o tema é apresentado de forma escassa na maioria das
coleções nos dois PNLDs, entretanto apesar de pouco encontrado nas coleções do PNLD de
2018, a nova edição acomete em uma redução ainda maior da temática em termos
quantitativos e qualitativos, pondo em evidência as fragilidades do Novo Ensino Médio, uma
vez que a manutenção do novo sistema pode promover prejuízos incalculáveis na
aprendizagem de novos estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alquimia | pt_BR |
dc.title | A alquimia nos livros didáticos : análise do PNLD de 2018 e de 2021 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T11:12:52Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11T11:12:52Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34727 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|