Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34726
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CalebeSitonioVelasco_tcc.pdf933,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de uma oficina temática de polímeros inclusiva a alunos com deficiência visual
Autor(es): Velasco, Calebe Sitonio
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Coorientador(es): Tormena, Renata Pascoal Illanes
Assunto: Inclusão escolar
Química - estudo e ensino
Deficientes visuais - educação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 11-Mai-2023
Referência: VELASCO, Calebe Sitonio. Desenvolvimento de uma oficina temática de polímeros inclusiva a alunos com deficiência visual. 2022. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A diversidade de alunos em uma sala de aula é vasta, onde cada um tem suas individualidades, alguns possuem até condições específicas, como a Deficiência Visual. No entanto é necessário trazer um ensino de qualidade a todos os estudantes. A inclusão desses alunos em sala de aula deve ser feita de maneira em que eles se sintam confortáveis para participar e consigam compreender as atividades que estão sendo realizadas. O uso de atividades experimentais é bem discutido na literatura, no entanto, as medidas que devem ser tomadas caso haja algum aluno Deficiente Visual em sala, ainda estão em construção. Diante dessa situação, este trabalho de conclusão de curso visa apresentar e discutir os relatos de atividades experimentais realizadas uma oficina temática de polímeros em turmas do Ensino Médio que continham alunos com Deficiência Visual. Usando os relatos dos alunos a fim de perceber quais foram as contribuições a oficina proporcionou aos alunos sob o olhar de pesquisa qualitativa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.