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dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorGuedes, William Oliveira Guedes-
dc.identifier.citationGUEDES, William Oliveira Guedes. Da escola pública para a universidade pública: aplicação de uma oficina sobre técnicas de estudo. 2021. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem ainda é de investigação de teóricos sobre como acontece este processo e como cada indivíduo aprende. A existência de diversas teorias de aprendizagem sugere que cada um dos indivíduos terão uma forma específica para aprender, processos que são estudados por teóricos da psicologia comportamental, da psicologia cognitiva, ou mesmo teóricos que relacionam o meio social com a forma de aprendizagem do ser. Entretanto, para os estudos de aprendizagem por meio das funções cerebrais, existem alguns pontos destacados com relação à forma com que se estuda um certo conteúdo para que ele seja transformado em um conhecimento e armazenado em uma memória de longo prazo com mais efetividade. Para isso, o presente trabalho trata da aplicação de uma oficina pedagógica sobre Técnicas de Estudo para 174 alunos de Ensino Médio de uma Instituição Pública de Ensino, com a finalidade de auxiliá-los no processo de aprimoramento das suas técnicas de estudo, otimização de tempo e garantir a importância da continuação da sua vida acadêmica em uma Universidade Pública. Por meio da sua aplicação, ficou evidente a diferença de concepções que os alunos carregam sobre os motivos de estudarem. Além disso, em sua maioria, os estudantes possuem pouco conhecimento sobre as formas de estudar ou mesmo de organizarem seus estudos para que consigam conciliar com seus afazeres diários. Os alunos que escolheram participar de um pequeno levantamento de dados sobre as suas intenções de ingresso no Ensino Superior, em uma folha separada, colocaram o possível curso que queriam se graduar futuramente, contabilizando um total de aproximadamente 75% que tinham como objetivo o ingresso em uma Instituição Pública de Ensino Superior.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleDa escola pública para a universidade pública : aplicação de uma oficina sobre técnicas de estudopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-09T15:08:35Z-
dc.date.available2023-05-09T15:08:35Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34723-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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