Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mól, Gerson de Souza | - |
dc.contributor.author | Guedes, William Oliveira Guedes | - |
dc.identifier.citation | GUEDES, William Oliveira Guedes. Da escola pública para a universidade pública: aplicação de uma oficina sobre técnicas de estudo. 2021. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aprendizagem ainda é de investigação de teóricos sobre como acontece este processo e
como cada indivíduo aprende. A existência de diversas teorias de aprendizagem sugere que
cada um dos indivíduos terão uma forma específica para aprender, processos que são
estudados por teóricos da psicologia comportamental, da psicologia cognitiva, ou mesmo
teóricos que relacionam o meio social com a forma de aprendizagem do ser. Entretanto, para
os estudos de aprendizagem por meio das funções cerebrais, existem alguns pontos destacados
com relação à forma com que se estuda um certo conteúdo para que ele seja transformado em
um conhecimento e armazenado em uma memória de longo prazo com mais efetividade. Para
isso, o presente trabalho trata da aplicação de uma oficina pedagógica sobre Técnicas de
Estudo para 174 alunos de Ensino Médio de uma Instituição Pública de Ensino, com a
finalidade de auxiliá-los no processo de aprimoramento das suas técnicas de estudo,
otimização de tempo e garantir a importância da continuação da sua vida acadêmica em uma
Universidade Pública. Por meio da sua aplicação, ficou evidente a diferença de concepções
que os alunos carregam sobre os motivos de estudarem. Além disso, em sua maioria, os
estudantes possuem pouco conhecimento sobre as formas de estudar ou mesmo de
organizarem seus estudos para que consigam conciliar com seus afazeres diários. Os alunos
que escolheram participar de um pequeno levantamento de dados sobre as suas intenções de
ingresso no Ensino Superior, em uma folha separada, colocaram o possível curso que queriam
se graduar futuramente, contabilizando um total de aproximadamente 75% que tinham como
objetivo o ingresso em uma Instituição Pública de Ensino Superior. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Da escola pública para a universidade pública : aplicação de uma oficina sobre técnicas de estudo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T15:08:35Z | - |
dc.date.available | 2023-05-09T15:08:35Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34723 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|