Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34722
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_YuriRenanBraga_tcc.pdf4,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Síntese assistida por micro-ondas de derivados de tiazolidinadiona e sua avaliação larvicida contra Aedes aegypti
Autor(es): Braga, Yuri Renan
Orientador(es): Andrade, Carlos Kleber Zago de
Coorientador(es): Salvador, Carlos Eduardo de Melo
Assunto: Micro-ondas
Aedes aegypti
Data de apresentação: 21-Set-2022
Data de publicação: 9-Mai-2023
Referência: BRAGA, Yuri Renan. Síntese assistida por micro-ondas de derivados de tiazolidinadiona e sua avaliação larvicida contra Aedes aegypti. 2022. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O equipamento de micro-ondas (μO), popularizado mundialmente de forma doméstica, também é utilizado em laboratório com as devidas modificações no equipamento. Esse é mais eficiente que aquecimento convencional devido ao aquecimento de dentro para fora do equipamento de µO. O presente trabalho comprova a assertiva anterior através da transposição da síntese de 14 derivados de tiazolidinadiona (TZD) de sistema convencional de refluxo para o μO. O tempo de reação, a pureza e os rendimentos foram, de forma geral, superiores ao refluxo. Os 14 derivados de TZD obtidos foram testados como potenciais agonistas para as larvas do vetor da dengue Aedes aegypti e, dentre as testadas, três (3a, 3f e 3g) resultaram em atividade muito boa. A molécula mais promissora foi 3f com LC50 de 32,16 µM em 24 h.
Abstract: Worldwide known domestic microwave equipment (μW) has a laboratory model for synthesis. μW irradiation is more efficient than conventional batch process since its heating occurs inside out. This work confirms it through transposition of 14 thiazolidinedione (TZD) derivatives from conventional reflux to μW assisted synthesis. Reaction times, purity, and yields were in general superior compared to reflux conditions. 14 TZD derivatives were tested against Aedes aegypti larvae, and among those, three (3a, 3f and 3g) resulted in very good activity. The most promising molecule was 3f with LC50 of 32.16 µM in 24 h.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.