Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34713
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarianaRizzoDosSantos_tcc.pdf926,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorToledo, Evelyn Jeniffer de Lima-
dc.contributor.authorSantos, Mariana Rizzo dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Rizzo dos. Obstáculos epistemológicos no ensino de Química Quântica: análise dos livros didáticos do PNLD 2018 e 2021. 2022. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA aplicação da palavra quântica está se tornando cada vez mais comum na vida cotidiana, seja através de várias inovações tecnológicas ou de certos conceitos que são distorcidos e alterados a fim de enganar pessoas com intuito de promover serviços e produtos que não possuem ligação alguma com a Mecânica Quântica ou sequer com a ciência (“Misticismo Quântico”). Por isso há uma necessidade crescente de estudar este assunto nas escolas. Através disto, este trabalho tem o propósito de analisar os obstáculos epistemológicos presentes na abordagem do conteúdo de Química Quântica nos livros de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD 2018 e 2021. Sugere-se que nenhuma coleção se absteve de obstáculos durante a abordagem e não houve melhora acerca dos obstáculos epistemológicos presentes no PNLD 2018 e 2021. Além disso, os autores apresentam uma grande dificuldade de transpor adequadamente o conteúdo referente a Teoria Quântica, que acaba por propiciar um estudo baseado única e exclusivamente na memorização de conceitos. Desta forma, é indispensável a melhora na abordagem dos conceitos de Química Quântica nos livros didáticos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleObstáculos epistemológicos no ensino de Química Quântica : análise dos livros didáticos do PNLD 2018 e 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-09T11:27:26Z-
dc.date.available2023-05-09T11:27:26Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34713-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.