Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EvelineCamilloCavallin.pdf582,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implantação e trajetória do PIBID/química/UnB no período de 2009-2011 : análise e relato no olhar do licenciando
Autor(es): Cavallin, Eveline Camillo
Orientador(es): Baptista, Joice de Aguiar
Assunto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Formação profissional
Professores de química
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 9-Mai-2012
Referência: CAVALLIN, Eveline Camillo. Implantação e trajetória do PIBID/química/UnB no período de 2009-2011: análise e relato no olhar do licenciando. 2011. 51 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID tem como objetivo proporcionar experiência de vida escolar ao licenciando durante sua graduação. Seu papel é fundamental no incentivo a pratica docente e na sólida formação acadêmica de jovens que procuram se tornar futuros educadores do Brasil. Na Universidade de Brasília, o PIBID foi implantado no inicio de 2009, abrangendo os cursos de licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia. É um projeto que vem se fortalecendo a cada ano e contribuindo de maneira ímpar a todos que tem se beneficiado dele. O trabalho do PIBID envolve a comunidade acadêmica, especialmente os licenciandos e professores coordenadores; escolas públicas com professores supervisores e alunos do ensino básico, e caracteriza-se pelo trabalho conjunto, planejado e sistematizado de seus participantes. O PIBID/Química em seus primeiros dois anos atuou de forma a valorizar a especificidade de cada escola e procurou unir a experiência dos professores às iniciativas de jovens licenciandos cheios de expectativas e vontade de atuar. O presente trabalho visa apresentar a forma de atuação do grupo, PIBID/Química/UnB tendo por referência a coleta de dados em documentos, destacando os principais resultados e analisando os objetivos alcançados. O trabalho também apresenta a descrição uma bolsista de graduação sobre as contribuições do PIBID para sua formação, ao relatar sua experiência de trabalho durante o ano de 2010.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons