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Título: Escore de risco via regressão logística ordinal
Autor(es): Ribeiro, Filipe Oliveira do Vale
Orientador(es): Nakano, Eduardo Yoshio
Assunto: Regressão logística (Estatística)
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 8-Mai-2023
Referência: RIBEIRO, Filipe Oliveira do Vale. Escore de risco via regressão logística ordinal. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi propor um escore de risco com base no modelo de regressão logística ordinal para classificação de clientes tomadores de crédito. Uma das principais vantagens de se considerar respostas com três ou mais níveis de risco ´e poder definir dois ou mais pontos de cortes para a classificação de risco. Isso permite controlar os dois principais erros cometidos nesse tipo de modelagem: taxa de falsos negativos e falsos positivos. A metodologia proposta foi ilustrada por meio de um conjunto de dados obtido na literatura e os resultados mostraram que o escore de risco proposto ´e útil para a classificação dos clientes, apresentando uma taxa de acertos geral de 70% ao limitar os falsos negativos e falsos positivos em 10% e 20%, respectivamente. Assim, o escore de risco proposto neste trabalho se mostrou uma boa alternativa para a classificação de clientes.
Abstract: The objective of this work was to propose a risk score based on the ordinal logistic regression model for classifying credit applicants. One of the main advantages of considering responses with three or more levels of risk is being able to define two or more cut-off points for the risk classification. This allows controlling the two main mistakes made in this type of modeling: false negative and false positive rate. The proposed methodology was illustrated through a set of data obtained in the literature and the results showed that the proposed risk score is useful for classifying customers, presenting an overall hit rate of 70% by limiting false negatives and false positives at 10% and 20%, respectively. Thus, the risk score proposed in this work proved to be a good alternative for classifying customers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022.
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