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Título: Ensino inclusivo da tabela periódica química à alunos com deficiência visual
Autor(es): Sá, Vitória Magalhães Araújo de
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Química - estudo e ensino
Tabela periódica
Pessoas com deficiência visual
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 4-Mai-2023
Referência: SÁ, Vitória Magalhães Araújo de. Ensino inclusivo da tabela periódica química à alunos com deficiência visual. 2022. 68 f., il .Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O ensino de Química para educandos com deficiência é alvo de estudos recorrentes, pois para atender as garantias legais de pleno acesso e permanência e da inclusão de todos os indivíduos nas turmas regulares da educação básica, novos recursos metodológicos precisam ser desenvolvidos, para atender de modo eficaz todos os participantes do processo educativo. Pensando na necessidade de ampliar a oferta de materiais acessíveis aos educandos com deficiência, especialmente os com deficiência visual, foi desenvolvido uma Tabela Periódica Inclusiva baseada no Desenho Universal para Aprendizagem, que ainda está em desenvolvimento, em que consiste em cubos representando os elementos químicos, dispondo de informações relevantes sobre o elemento, tornando o estudo mais interessante e próximo à realidade do educando. Com protótipos da Tabela Periódica - TP houve a possibilidade de se aplicar em um grupo focal de participantes do 1° ano do Ensino Médio de Sobradinho. Percebeu-se a dificuldade dos estudantes em enxergar a funcionalidade da TP, entretanto, utilizando os cubos a aprendizagem se tornou divertida aos participantes. Nesse sentido, a Tabela Periódica Acessível promove autonomia a todos os estudantes que a utilizarem, ampliando as oportunidades de aprendizado e permitindo seu uso não só para as pessoas com deficiência, mas por todos.
Abstract: The teaching of Chemistry for students with disabilities is the subject of recurrent studies, because in order to meet the legal guarantees of full access and permanence and the inclusion of all individuals in the regular classes of basic education, new methodological resources need to be met, in order to effectively all participants in the educational process. Thinking about the need to expand the supply of materials accessible to students with disabilities, especially those with visual impairments, an Inclusive Periodic Table was developed based on the Universal Design for Learning, which is still under development, which consists of cubes representing the chemical elements, availability of relevant information about the element, making the study more interesting and closer to the student's reality. With prototypes of the Periodic Table - TP, it was possible to apply it to a focus group of participants in the 1st year of High School in Sobradinho. It was noticed the difficulty of the students in perceiving the functionality of the TP, however, using the cubes, learning became fun for the participants. In this sense, the Accessible Periodic Table promotes autonomy for all students who use it, expanding learning opportunities and allowing its use not only for people with disabilities, but for everyone.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
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