Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Clarice Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Marilange Duarte | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Marilange Duarte. A atuação da orientação educacional na Secretaria de Educação do Distrito Federal durante o ano letivo de 2021: período de pandemia da Covid-19. 2022. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo aborda a atuação do Profissional da Orientação Educacional (OE) em cinco
Unidades de Ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). O tema
se justifica devido a necessidade de apontar quais ações e metodologias mais
utilizadas durante o ano de 2021, uma vez que estas foram executadas de forma
remota, semipresencial e presencial. Para direcionar o desenvolvimento da temática,
as principais referências teóricas estão embasadas nos estudos de David (2017);
Ferreira (2013); Grinspun (2012); Santis (2006) e o Caderno de Orientações
Pedagógicas de 2019. O problema da pesquisa consistiu em averiguar quais meios e
metodologias foram utilizadas para executar as ações da OE no período. O objetivo é
apresentar a relação entre a Escola e as atribuições do profissional da OE e analisar
as ações de profissionais da OE durante o ano letivo de 2021. A pesquisa traz uma
abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, com base em
documentos e entrevistas não estruturadas com profissionais da OE, discussão com
os partícipes, preenchimento de formulários e análise dos dados. De acordo com os
dados obtidos na Pesquisa, pode-se concluir que a atuação do OE durante o ano letivo
de 2021 esteve concentrada nas Ações de Acolhimento e nas Ações para o
desenvolvimento das Competências Emocionais, pela necessidade da busca ativa
dos estudantes com objetivo de manter seu vínculo com as escolas e pelas
dificuldades emocionais ocasionadas pela pandemia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.title | A atuação da orientação educacional na Secretaria de Educação do Distrito Federal durante o ano letivo de 2021 : período de pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T14:52:46Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T14:52:46Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34683 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study addresses the role of the Educational Guidance Professional (OE) in five
Teaching Units of the Education Department of the Federal District (SEDF). The theme
is justified due to the need to point out which actions and methodologies were most
used during the year 2021, since these were performed remotely, blended in person
and in person. To direct the development of the theme, the main theoretical references
are based on the studies of David (2017); Ferreira (2013); Grinspun (2012); Santis
(2006) and the 2019 Pedagogical Guidelines Notebook. The research problem was to
find out which means and methodologies were used to carry out the EO actions in the
period. The objective is to present the relationship between the School and the
attributions of the OE professional and analyze the actions of OE professionals during
the 2021 academic year. The research brings a qualitative approach of an exploratory
and descriptive nature, based on documents and interviews not structured with EO
professionals, discussion with participants, filling in forms and data analysis. According
to the data obtained in the Research, it can be concluded that the performance of the
EO during the 2021 school year was focused on the Welcome Actions and Actions for
the development of Emotional Competencies, due to the need for the active search of
students with the objective of maintain their bond with schools and the emotional
difficulties caused by the pandemic. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|