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Título: Práticas corporais na adolescência : uma análise do acesso na FUNDAC
Autor(es): Alves, Marielson Nascimento
Orientador(es): Santos, Benedito Rodrigues dos
Assunto: Adolescentes
Sistema socioeducativo
Práticas corporais
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 4-Mai-2023
Referência: ALVES, Marielson Nascimento. Práticas corporais na adolescência: uma análise do acesso na FUNDAC. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho se trata de um estudo sobre os contextos que marcam a verificação das realidades das adolescências referente ao acesso às práticas corporais no sistema socioeducativo, buscando compreender como são as políticas desenvolvidas pela Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC) que promovem o acesso das adolescências soteropolitanas às práticas corporais. Adotando uma abordagem de natureza qualitativa, este estudo partiu de uma revisão bibliográfica e documental para buscar identificar aspectos relacionados aos contextos das adolescências no que se refere à oferta e acesso às práticas corporais. Em seguida, realizou-se uma entrevista com o representante da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC para a obtenção de dados descritivos que contemplem o objeto de estudo desta pesquisa. Com a análise dos resultados, ficou compreendido que o atendimento das adolescências na Fundac apresenta uma estrutura organizada e com intencionalidade bem definida e que as formas de acesso às práticas corporais acontecem com a oferta de uma vastidão de possibilidades de desenvolver a cultura corporal. Entretanto, as unidades da FUNDAC, as Case, não atendem integralmente as determinações do SINASE, no que tange ao Eixo Cultura, Esporte e Lazer demostrando a necessidade de melhorias na infraestrutura para favorecer avanços no trato com as práticas corporais nos espaços e tempos do atendimento das adolescências em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Para tanto, o acesso às práticas corporais se apresenta como uma importante ação da FUNDAC nas intervenções com as adolescências internadas nas Case e espera-se que este estudo possa contribuir para a construção de conexões entre a pesquisa acadêmica e propositura de políticas públicas direcionada às adolescências, visando à garantia de direitos e ao acesso às práticas corporais.
Abstract: This is a study on the contexts that mark the realities of adolescence regarding access to bodily practices in the socio-educational system. Seeking to understand how are the policies developed by the Foundation for Children and Adolescents (FUNDAC) that promote the access of Soteropolitan adolescents to bodily practices. Adopting a qualitative approach, this study started from a bibliographic and documental review in order to identify aspects related to the contexts of adolescence in terms of supply and access to bodily practices. Then, an interview was carried out with a representative of the Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC to obtain descriptive data that contemplate the object of study of this research. With the analysis of the results, it was understood that the attendance of adolescents at Fundac has an organized structure and with well-defined intentionality and the forms of access to body practices happen with the offer of a vastness of possibilities to develop body culture. However, the FUNDAC units, the Cases, do not fully comply with SINASE's determinations, regarding the Culture, Sport and Leisure Axis, demonstrating the need for improvements in infrastructure to favor improvements in dealing with body practices in the spaces and times of attendance of the adolescents in compliance with a socio-educational internment measure. Therefore, access to body practices is presented as an important action of FUNDAC in interventions with adolescents hospitalized in Case and it is expected that this study can contribute to the construction of connections between academic research and the proposition of public policies aimed at adolescence. aiming at guaranteeing rights and access to bodily practices.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.
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