Título: | Artes Cênicas para crianças e adolescentes : uma perspectiva pós-pandêmica |
Autor(es): | Ribeiro, Maria da Guia Carolina Rodrigues |
Assunto: | Artes cênicas - estudo e ensino Pandemia Crianças e adolescentes |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 4-Mai-2023 |
Referência: | RIBEIRO, Maria da Guia Carolina Rodrigues. Artes Cênicas para crianças e adolescentes: uma perspectiva pós-pandêmica. 2022. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este artigo analisa a importância que as Artes Cênicas podem proporcionar para crianças e adolescentes na pós-pandemia. Utilizando como referência de análise duas experiências da autora, capta desses eventos material argumentativo para a defesa da importância das Políticas Públicas com as Artes Cênicas em espaços educacionais para minimizar os efeitos do isolamento social nos corpos de crianças e adolescentes. Demonstra como as Artes Cênicas podem minimizar o medo do contato humano após uma realidade de isolamento criando um ambiente com diálogos criativos, jogos artísticos e divertidos. Trata-se de pesquisa qualitativa com o uso do método de estudo de caso. Conclui que as Artes Cênicas quando implementadas como Políticas Públicas nos ambientes educacionais podem se configurar em uma poderosa ferramenta para a superação dos efeitos negativos que o isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, provocou em crianças e adolescentes. |
Resumén: | Este artículo analiza la importancia que las Artes Escénicas pueden brindar a los niños y
adolescentes en el período pospandemia. Tomando como referente de análisis dos de las
experiencias de la autora, captura de estos hechos, material argumentativo para defender la
importancia de las Políticas Públicas con las Artes Escénicas en los espacios educativos para
minimizar los efectos del aislamiento social en el cuerpo de los niños y adolescentes.
Demuestra cómo las Artes Escénicas pueden minimizar el miedo al contacto humano después
de una realidad de aislamiento, creando un ambiente con diálogos creativos, juegos artísticos
y divertidos. Se trata de una investigación cualitativa utilizando el método de estudio de caso.
Concluye que las Artes Escénicas, cuando se implementan como Políticas Públicas en
entornos educativos, pueden ser una poderosa herramienta para superar los efectos negativos
que el aislamiento social, impuesto por la pandemia de la Covid-19, ha provocado en niños y
adolescentes. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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