Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarciaMaraDeSouzaUchoa_tcc.pdf603,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorChaves, Marjorie Nogueira-
dc.contributor.authorUchôa, Márcia Mara de Souza Alves-
dc.identifier.citationUCHÔA, Márcia Mara de Souza Alves. Impactos da comunicação e da interseccionalidade entre raça e surdez na permanência dos/as estudantes surdos/as negros/as no ensino superior. 2022. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar os impactos da comunicação e da interseccionalidade entre raça e surdez na permanência do estudante negro/a surdo/a no Ensino Superior. A pesquisa realizada é de natureza quali-quantitativa, sendo que o percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica relacionada às temáticas do trabalho, coleta de dados quantitativos em instituições públicas e privadas, consultas às bases legais na abrangência da educação especial para estudantes surdos/as; aplicação de questionário semiestruturado on-line, e realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa durante as visitas de campo à instituição INOSEB, que oferece apoio a estudantes surdos no Distrito Federal. Os resultados obtidos mostram que a maior parte dos participantes da pesquisa concordam que é preciso aprimorar as metodologias, adaptar os recursos materiais e didáticos às suas necessidades especiais, assim como capacitar e qualificar continuadamente os docentes e profissionais da educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordNegros - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleImpactos da comunicação e da interseccionalidade entre raça e surdez na permanência dos/as estudantes surdos/as negros/as no ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T13:30:16Z-
dc.date.available2023-05-04T13:30:16Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34679-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to analyze the impacts of communication and intersectionality between race and deafness on the permanence of black students in higher education. The research carried out is of a qualitative-quantitative nature. The methodological course involved – bibliographic research related to the themes of the work, collection of quantitative data in public and private institutions, consultation of legal bases in the scope of special education for deaf students; application of a semi-structured online questionnaire, and interviews with the research subjects during field visits to the INOSEB institution, which offers support to deaf students in the Federal District. The results obtained show that most of the research participants agree that it is necessary to improve methodologies, adapt material and didactic resources to their special needs, as well as continuously train and qualify teachers and education professionals.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.