Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Chaves, Marjorie Nogueira | - |
dc.contributor.author | Uchôa, Márcia Mara de Souza Alves | - |
dc.identifier.citation | UCHÔA, Márcia Mara de Souza Alves. Impactos da comunicação e da interseccionalidade entre raça e surdez na permanência dos/as estudantes surdos/as negros/as no ensino superior. 2022. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos da comunicação e da interseccionalidade
entre raça e surdez na permanência do estudante negro/a surdo/a no Ensino Superior. A pesquisa
realizada é de natureza quali-quantitativa, sendo que o percurso metodológico envolveu
pesquisa bibliográfica relacionada às temáticas do trabalho, coleta de dados quantitativos em
instituições públicas e privadas, consultas às bases legais na abrangência da educação especial
para estudantes surdos/as; aplicação de questionário semiestruturado on-line, e realização de
entrevistas com os sujeitos da pesquisa durante as visitas de campo à instituição INOSEB, que
oferece apoio a estudantes surdos no Distrito Federal. Os resultados obtidos mostram que a
maior parte dos participantes da pesquisa concordam que é preciso aprimorar as metodologias,
adaptar os recursos materiais e didáticos às suas necessidades especiais, assim como capacitar
e qualificar continuadamente os docentes e profissionais da educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.title | Impactos da comunicação e da interseccionalidade entre raça e surdez na permanência dos/as estudantes surdos/as negros/as no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T13:30:16Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T13:30:16Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34679 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to analyze the impacts of communication and intersectionality between race
and deafness on the permanence of black students in higher education. The research carried out
is of a qualitative-quantitative nature. The methodological course involved – bibliographic
research related to the themes of the work, collection of quantitative data in public and private
institutions, consultation of legal bases in the scope of special education for deaf students;
application of a semi-structured online questionnaire, and interviews with the research subjects
during field visits to the INOSEB institution, which offers support to deaf students in the
Federal District. The results obtained show that most of the research participants agree that it is
necessary to improve methodologies, adapt material and didactic resources to their special
needs, as well as continuously train and qualify teachers and education professionals. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|