Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Igo Gabriel Santos | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Lyara Correia | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Lyara Correia. Atendimento socioeducativo a adolescentes negros: práticas profissionais e evidências da literatura científica. 2022. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A judicialização de adolescentes brasileiros devido o envolvimento em atos infracionais
e, assim, o seu enquadramento no sistema socioeducativo, está em acentuado
crescimento. Neste contexto verifica-se que 40% deles foram considerados de cor
parda/preta. Esta porcentagem representa a maior dentre as categorias de raça/cor e
ainda pode estar sub representada visto que 36% do total de jovens não teve este
registro especificado. Neste contexto, verifica-se que, os adolescentes negros egressos
do sistema socioeducativo apresentam uma maior probabilidade de serem detidos pelo
sistema penal na vida adulta dada a seletividade do sistema de justiça, junto a isso,
verifica-se também como o racismo impõe mecanismos de exclusão social e sofrimento
psíquico na trajetória desses jovens. Ademais, a implementação da política
socioeducativa também demonstra aprofundar o processo de marginalização destes
jovens tanto pela discriminação racial direta como por desdobramentos do racismo
estrutural. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o atendimento socioeducativo
prestado a adolescentes negros em conflito com a lei, a partir das práticas e percepções
autorrelatadas por profissionais do sistema socioeducativo, bem como a partir das
evidências da literatura científica acerca da eficácia das intervenções realizadas junto a
esta população. Tal objetivo se desdobrou em dois estudos: (1) empírico que foi
realizado por meio de um formulário online com questões fechadas e de respostas curtas
junto a 09 profissionais que aplicam medidas socioeducativas de meio aberto em
cidades do Distrito Federal e em Ribeirão Preto-SP e outro (2) teórico que foi realizado
por meio de uma revisão sistemática da literatura científica com o cruzamento dos
descritores “intervention”, “juvenilie delinquency” e “race” nas bases de dados da
PsicINFO, ProQuest e com os descritos equivalentes em português na Scielo. De modo
geral, os profissionais participantes apresentaram baixos níveis de atitudes racistas,
contudo, cerca de metade (44,4%) relatou não solicitar a autodeclaração racial dos
adolescentes e apenas 1,1% relatou utilizar tal informação para nortear as intervenções
realizadas, demonstrando uma negligência quanto as questões raciais que contribui para
a perpetuação do racismo. Por meio da revisão sistemática, foram analisados 04 estudos
que denunciaram como jovens negros são prejudicadas na realização de intervenções no
sistema de justiça juvenil, indicaram a maior eficácia da mínima intervenção judicial
para jovens negros e brancos e também ofertaram perspectivas promissoras de
intervenções para promoção de uma maior consciência racial entre os adolescentes
judicializados. Com isso, foram discutidas perspectivas para um atendimento
socioeducativo antirracista na Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes infratores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema socioeducativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.title | Atendimento socioeducativo a adolescentes negros : práticas profissionais e evidências da literatura científica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T13:11:36Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T13:11:36Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34678 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|