Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Chaves, Marjorie Nogueira | - |
dc.contributor.author | Torres, Luiz Fernando de Araújo | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Luiz Fernando de Araújo. As possibilidades da utilização do rap no ensino de História da rede pública do Distrito Federal. 2022. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho consiste em analisar e discutir as possibilidades da utilização do Rap
no ensino de História no Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal. Para isso será
estudado o processo de surgimento do Rap e a contribuição social e histórica deste elemento à
sociedade, a fim de identificar em quais pontos ele pode contribuir para uma educação
compromissada com a luta antirracista, principalmente nos conteúdos relativos ao ensino da
África, dos africanos, da cultura afro-brasileira e do negro na construção da sociedade brasileira.
Ao fim, pretende-se indicar formas e meios para a utilização do Rap no ensino de história, tendo
como referência o currículo oficial da rede pública do Distrito Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rap (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.title | As possibilidades da utilização do rap no ensino de História da rede pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T13:04:50Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T13:04:50Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34677 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this work is to analyze and discuss the possibilities of using Rap in the teaching
of History in Elementary School in the public network of the Federal District. For this, the
emergence process of Rap and the social and historical contribution of this element to society
will be studied, in order to identify in which points it can contribute to an education committed
to the anti-racist struggle, especially in the contents related to the teaching of Africa, the
Africans, Afro-Brazilian and black culture in the construction of Brazilian society. In the end,
it is intended to indicate ways and means for the use of Rap in the teaching of history, having
as reference the official curriculum of the public network of the Federal District. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|