Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuizFernandoDeAraujoTorres_tcc.pdf394,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorChaves, Marjorie Nogueira-
dc.contributor.authorTorres, Luiz Fernando de Araújo-
dc.identifier.citationTORRES, Luiz Fernando de Araújo. As possibilidades da utilização do rap no ensino de História da rede pública do Distrito Federal. 2022. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho consiste em analisar e discutir as possibilidades da utilização do Rap no ensino de História no Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal. Para isso será estudado o processo de surgimento do Rap e a contribuição social e histórica deste elemento à sociedade, a fim de identificar em quais pontos ele pode contribuir para uma educação compromissada com a luta antirracista, principalmente nos conteúdos relativos ao ensino da África, dos africanos, da cultura afro-brasileira e do negro na construção da sociedade brasileira. Ao fim, pretende-se indicar formas e meios para a utilização do Rap no ensino de história, tendo como referência o currículo oficial da rede pública do Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordRap (Música)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica - questões étnico-raciaispt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.titleAs possibilidades da utilização do rap no ensino de História da rede pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T13:04:50Z-
dc.date.available2023-05-04T13:04:50Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34677-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work is to analyze and discuss the possibilities of using Rap in the teaching of History in Elementary School in the public network of the Federal District. For this, the emergence process of Rap and the social and historical contribution of this element to society will be studied, in order to identify in which points it can contribute to an education committed to the anti-racist struggle, especially in the contents related to the teaching of Africa, the Africans, Afro-Brazilian and black culture in the construction of Brazilian society. In the end, it is intended to indicate ways and means for the use of Rap in the teaching of history, having as reference the official curriculum of the public network of the Federal District.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.