Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FlorencioValamiraFernandesNeto_tcc.pdf2,14 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPacheco, Sulian Vieira-
dc.contributor.authorFernandes Neto, Florêncio Valamira-
dc.identifier.citationFERNANDES NETO, Florêncio Valamira. Jogos teatrais e cantigas de roda como linguagens artísticas na Escola Municipal de Ensino Fundamental I Siqueira de Menezes. 2012. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a apresentar a importância das linguagens artísticas – Jogos Teatrais e Cantigas de Roda – como forma de proporcionar aos educandos uma maior integração entre os membros de um grupo, ou seja, busquei oferecer uma nova proposta de se trabalhar a disciplina de Artes. Pois, acredito no potencial que o ser humano possui na arte de representar, porém, é um universo pouco trabalhado no meio escolar. Sendo assim, procurei oportunizar a turma do 5° Ano “A” da Escola Municipal de Ensino Fundamental I Siqueira de Menezes, através das cinco oficinas que apliquei com a turma selecionada, as quais tiveram duração de duas horas cada, o contato com os jogos teatrais e as cantigas de roda, com foco no fazer teatral. Tive como embasamento teórico o diálogo com autores como: Viola Spolin, Ricardo Japiassu, Ingrid Koudela, Sandra Chacra entre outros. Com isso, apresentar uma nova maneira de observar e valorizar o trabalho que a disciplina de Teatro pode realizar. A partir do momento que o educador dispõe de conhecimentos práticos de como desenvolver aulas que proporcione aos educandos ampliarem seus conhecimentos, e ao mesmo tempo, sejam prazerosas, dinâmicas e significativas. Dessa forma, possibilitar aos educandos aplicarem os conhecimentos adquiridos através das aulas em seu cotidiano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos teatraispt_BR
dc.subject.keywordCantigas de rodapt_BR
dc.titleJogos teatrais e cantigas de roda como linguagens artísticas na Escola Municipal de Ensino Fundamental I Siqueira de Menezespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T11:19:05Z-
dc.date.available2023-05-04T11:19:05Z-
dc.date.submitted2012-12-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34671-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to present the importance of artistic languages - Games and Songs from Roda Theatre - as a way to give students a greater integration among the members of a group, or sought to offer a new proposal to work with the discipline of Arts. Well, I believe in the potential that human beings possess the art of acting, however, is a little universe worked in the middle school. So, I tried to nurture the class of 5th Year "A" Municipal Elementary School Elementary Siqueira de Menezes, through five workshops that applied to the selected class, which lasted two hours each, contact the games theatrical and rhymes, with a focus on theater making. I like theoretical dialogue with authors such as: Viola Spolin, Ricardo Japiassu, Ingrid Koudela, Sandra Chakra among others. Thus, presenting a new way to observe and appreciate the work that the discipline of theater can accomplish. From the moment that the educator has practical knowledge of how to develop lessons that will provide students broaden their knowledge, and at the same time, be pleasant, dynamic and meaningful. Thus, enabling students to apply the knowledge acquired through classes in their daily lives.pt_BR
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.