Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pacheco, Sulian Vieira | - |
dc.contributor.author | Fernandes Neto, Florêncio Valamira | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES NETO, Florêncio Valamira. Jogos teatrais e cantigas de roda como linguagens artísticas na Escola Municipal de Ensino Fundamental I Siqueira de Menezes. 2012. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a apresentar a importância das linguagens artísticas – Jogos Teatrais e
Cantigas de Roda – como forma de proporcionar aos educandos uma maior integração entre
os membros de um grupo, ou seja, busquei oferecer uma nova proposta de se trabalhar a
disciplina de Artes. Pois, acredito no potencial que o ser humano possui na arte de
representar, porém, é um universo pouco trabalhado no meio escolar. Sendo assim, procurei
oportunizar a turma do 5° Ano “A” da Escola Municipal de Ensino Fundamental I Siqueira de
Menezes, através das cinco oficinas que apliquei com a turma selecionada, as quais tiveram
duração de duas horas cada, o contato com os jogos teatrais e as cantigas de roda, com foco
no fazer teatral. Tive como embasamento teórico o diálogo com autores como: Viola Spolin,
Ricardo Japiassu, Ingrid Koudela, Sandra Chacra entre outros. Com isso, apresentar uma nova
maneira de observar e valorizar o trabalho que a disciplina de Teatro pode realizar. A partir do
momento que o educador dispõe de conhecimentos práticos de como desenvolver aulas que
proporcione aos educandos ampliarem seus conhecimentos, e ao mesmo tempo, sejam
prazerosas, dinâmicas e significativas. Dessa forma, possibilitar aos educandos aplicarem os
conhecimentos adquiridos através das aulas em seu cotidiano. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos teatrais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cantigas de roda | pt_BR |
dc.title | Jogos teatrais e cantigas de roda como linguagens artísticas na Escola Municipal de Ensino Fundamental I Siqueira de Menezes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T11:19:05Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T11:19:05Z | - |
dc.date.submitted | 2012-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34671 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to present the importance of artistic languages - Games and Songs from Roda
Theatre - as a way to give students a greater integration among the members of a group, or
sought to offer a new proposal to work with the discipline of Arts. Well, I believe in the
potential that human beings possess the art of acting, however, is a little universe worked in
the middle school. So, I tried to nurture the class of 5th Year "A" Municipal Elementary
School Elementary Siqueira de Menezes, through five workshops that applied to the selected
class, which lasted two hours each, contact the games theatrical and rhymes, with a focus on
theater making. I like theoretical dialogue with authors such as: Viola Spolin, Ricardo
Japiassu, Ingrid Koudela, Sandra Chakra among others. Thus, presenting a new way to
observe and appreciate the work that the discipline of theater can accomplish. From the
moment that the educator has practical knowledge of how to develop lessons that will provide
students broaden their knowledge, and at the same time, be pleasant, dynamic and
meaningful. Thus, enabling students to apply the knowledge acquired through classes in their
daily lives. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|