Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34657
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_HosanaRosaAlvesDosSantos_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O teatro e a influência dos fundamentos de Brecht na formação de crianças e adolescentes : uma proposta para um teatro didático em sala de aula
Autor(es): Santos, Hosana Rosa Alves dos
Orientador(es): Curi, Alice Stefânia
Assunto: Jogos teatrais
Atividades lúdicas
Teatro
Data de apresentação: 3-Dez-2012
Data de publicação: 2-Mai-2023
Referência: SANTOS, Hosana Rosa Alves dos. O teatro e a influência dos fundamentos de Brecht na formação de crianças e adolescentes: uma proposta para um teatro didático em sala de aula. 2012. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Palmas-TO, 2012.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa de investigação a respeito da contribuição e da importância que os fundamentos de Brecht podem oferecer no desenvolvimento emocional, afetivo e intelectual da criança e do adolescente. Para pesquisar essa hipótese foi feito um estudo na tentativa de compreender os aspectos lúdicos, além das dimensões, reflexiva, histórica, crítica, dialética e política da aprendizagem com uma proposta pedagógica com a peça didática e jogos teatrais, além de investigar elementos e recursos disponíveis de ensino dentro do teatro didático proposto por Brecht. Foi tomada como base bibliografia e estudos sobre fundamentos de Bertolt Brecht e sua metodologia para um teatro didático em sala de aula, estudos de Ingrid Koudela sobre pedagogia e pratica educacional com a peça didática, ideias de Viola Spolin com a sistematização de jogos teatrais e dramatizações. Objetivou-se propor atividades que aproximassem educando e educadores com o apoio de autores de quem julguei necessário a contribuição. Consta ainda no TCC um relato de experiências como professora estagiária onde pude perceber a importância do teatro para a formação do aluno e a dimensão lúdica nas peças didáticas e jogos teatrais como instrumento de aprendizagem. Conhecer a influência dos fundamentos de Brecht na formação de crianças e adolescentes como uma proposta de um teatro didático em sala de aula, pode ser um caminho para tantos quantos estiverem dispostos a melhorar sua prática pedagógica e encorajar seus alunos para que eles possam compreender o significado da escola em sua vida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2012.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.