Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AldemiraGoncalvesDaSilva_tcc.pdf991,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos teatrais como veículo de motivação e socialização dos estudantes do reforço escolar “Raio de Sol”
Autor(es): Silva, Aldemira Gonçalves da
Orientador(es): Tenenblat, Nitza
Assunto: Jogos teatrais
Atividades lúdicas
Brincadeiras
Data de apresentação: 4-Dez-2012
Data de publicação: 2-Mai-2023
Referência: SILVA, Aldemira Gonçalves da. Jogos teatrais como veículo de motivação e socialização dos estudantes do reforço escolar “Raio de Sol”. 2012. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.
Resumo: Nesta pesquisa apresentam-se as experiências de um trabalho pedagógico voltado para crianças de primeira a quarta série do ensino fundamental I. O tema da pesquisa foram os jogos teatrais como veículo de motivação e socialização dos estudantes do reforço escolar “Raio de Sol”. O objetivo era investigar o uso dos jogos teatrais e brincadeiras no ambiente escolar como forma de motivação, visto que os estudantes, ora veem a escola como fonte de refúgio para os seus problemas, ora a enxergam como fonte de repressão e desmotivação. A proposta fundamenta-se no sistema de jogos teatrais de Viola Spolin, Ricardo Japiassu e outros renomados autores da arte-educação. A proposta desenvolveu- se por meio de oficinas com jogos e brincadeiras, em sala de aula visando estabelecer os contatos dos alunos com as suas habilidades artísticas e estéticas, sempre relacionando o fazer e o aprender. Por meio deste estudo teórico e prático, foi possível constatar que o jogo teatral, pode ampliar e transformar as capacidades individuais e coletivas das crianças, desenvolvendo nas mesmas habilidades imaginativas, perceptivas, afetivas e intelectuais. Este trabalho nasceu da vontade da pesquisadora em intervir na maneira que pensamos a escola, que deve se pautar, também, pelo olhar de que existe uma vida fora dessa escola e que os conteúdos por si só não respondem pedagogicamente as necessidades de ensino-aprendizagem. As questões colocadas e que nos desafiam são: Quem são esses alunos? Qual a realidade socioeconômica desses alunos? Por que estão em aulas de reforço escolar? O que eles buscam e o que encontram? Como os jogos teatrais podem contribuir para melhorar o aprendizado desses alunos? Dessa forma, os nossos objetivos se voltam para o crescimento pessoal e cultural dos educandos. Como instrumentos de avaliação dos objetivos foram utilizados entrevistas com professores e estudantes e o exercício da observação. No primeiro capítulo, conceituam-se jogos teatrais e motivação no processo de ensino e aprendizagem, bem como se apresenta sugestões metodológicas para o trabalho com jogos teatrais em sala de aula. No segundo capítulo apresentam- se os resultados desta hipótese pedagógica que pode contribuir para o exercício da imaginação, percepção e transformação estética e artística dos estudantes. Criando oportunidades para aprenderem e compartilharem seus conhecimentos e dificuldades de forma consensual, permitida e estimulada em sala de aula.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2012.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.