Título: | Jogos teatrais como veículo de motivação e socialização dos estudantes do reforço escolar “Raio de Sol” |
Autor(es): | Silva, Aldemira Gonçalves da |
Orientador(es): | Tenenblat, Nitza |
Assunto: | Jogos teatrais Atividades lúdicas Brincadeiras |
Data de apresentação: | 4-Dez-2012 |
Data de publicação: | 2-Mai-2023 |
Referência: | SILVA, Aldemira Gonçalves da. Jogos teatrais como veículo de motivação e socialização dos estudantes do reforço escolar “Raio de Sol”. 2012. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012. |
Resumo: | Nesta pesquisa apresentam-se as experiências de um trabalho pedagógico voltado para
crianças de primeira a quarta série do ensino fundamental
I. O tema da pesquisa foram os jogos teatrais como veículo de motivação e socialização dos
estudantes do reforço escolar “Raio de Sol”. O objetivo era investigar o uso dos jogos teatrais
e brincadeiras no ambiente escolar como forma de motivação, visto que os estudantes, ora
veem a escola como fonte de refúgio para os seus problemas, ora a enxergam como fonte de
repressão e desmotivação. A proposta fundamenta-se no sistema de jogos teatrais de Viola
Spolin, Ricardo Japiassu e outros renomados autores da arte-educação. A proposta
desenvolveu- se por meio de oficinas com jogos e brincadeiras, em sala de aula visando
estabelecer os contatos dos alunos com as suas habilidades artísticas e estéticas, sempre
relacionando o fazer e o aprender. Por meio deste estudo teórico e prático, foi possível
constatar que o jogo teatral, pode ampliar e transformar as capacidades individuais e coletivas
das crianças, desenvolvendo nas mesmas habilidades imaginativas, perceptivas, afetivas e
intelectuais. Este trabalho nasceu da vontade da pesquisadora em intervir na maneira que
pensamos a escola, que deve se pautar, também, pelo olhar de que existe uma vida fora dessa
escola e que os conteúdos por si só não respondem pedagogicamente as necessidades de
ensino-aprendizagem. As questões colocadas e que nos desafiam são: Quem são esses
alunos? Qual a realidade socioeconômica desses alunos? Por que estão em aulas de reforço
escolar? O que eles buscam e o que encontram? Como os jogos teatrais podem contribuir para
melhorar o aprendizado desses alunos? Dessa forma, os nossos objetivos se voltam para o
crescimento pessoal e cultural dos educandos. Como instrumentos de avaliação dos objetivos
foram utilizados entrevistas com professores e estudantes e o exercício da observação. No
primeiro capítulo, conceituam-se jogos teatrais e motivação no processo de ensino e
aprendizagem, bem como se apresenta sugestões metodológicas para o trabalho com jogos
teatrais em sala de aula. No segundo capítulo apresentam- se os resultados desta hipótese
pedagógica que pode contribuir para o exercício da imaginação, percepção e transformação
estética e artística dos estudantes. Criando oportunidades para aprenderem e compartilharem
seus conhecimentos e dificuldades de forma consensual, permitida e estimulada em sala de
aula. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2012. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.