Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34622
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlanysFernandeDeCarvalho_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações contemporâneas da ditadura civil-militar : “Os Dias Eram Assim” (2017), telenovela e memória
Autor(es): Carvalho, Alanys Fernandes de
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Ditadura militar
Brasil - história
História política
Representações (Audiovisual)
Data de apresentação: 24-Fev-2023
Data de publicação: 26-Abr-2023
Referência: CARVALHO, Alanys Fernandes de. Representações contemporâneas da ditadura civil-militar: “Os Dias Eram Assim” (2017), telenovela e memória. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: No momento atual, podemos observar uma forte presença de discursos negacionistas a respeito da Ditadura Militar, por isso, é de suma importância a abordagem histórica deste período e o estudo da memória coletiva do brasileiro a seu respeito. Qual a relação do brasileiro com a história da Ditadura Militar? Essa é a pergunta norteadora deste artigo, por meio dela, será analisada a noção da cultura histórica do brasileiro em relação a este contexto, a qual pode ser refletida nas representações sobre ele. Devido à forte relação da sociedade com a televisão e as telenovelas, analisaremos como foi representada a ditadura na minissérie - ou supersérie -, Os Dias Eram Assim (2017), que ambientada no Rio de Janeiro, entre as décadas de 1970 e 1980, narra a trama dos personagens dentro do governo autoritário.
Resumén: En la actualidad, podemos observar una fuerte presencia de discursos negacionistas sobre la Dictadura Militar. Por lo tanto, el enfoque histórico de ese período y el estudio de la memoria colectiva de los brasileños sobre él es de gran importancia. ¿Cuál es la relación brasileña con la historia de la Dictadura Militar? Esa es la pregunta orientadora de este artículo, a través del cual se analizará la noción de cultura histórica brasileña en relación a tal contexto, que puede ser reflejada en las representaciones sobre él. Debido a la fuerte relación de la sociedad con la televisión y con las telenovelas, analizaremos cómo se representó la dictadura en la miniserie - o superserie - Os Dias Eram Assim (2017), que, ambientada en Río de Janeiro, entre las décadas de 1970 y 1980, narra la trama de los personajes dentro del gobierno autoritário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.