Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Camila Caroline de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Campos, Arthur Daniel Nunes Cardoso | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Arthur Daniel Nunes Cardoso. O trabalho de conclusão de curso e as potencialidades de sua vinculação ao campo de estágio na formação profissional. 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso busca explorar as potencialidades
da vinculação entre os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) em Serviço
Social e o Estágio Supervisionado, enfatizando seus rebatimentos na formação
profissional. A pesquisa foi realizada a partir da revisão de literatura bibliográfica
e documental sobre o tema, enriquecida por dados qualitativos e quantitativos
obtidos através da aplicação de questionário online destinado a estudantes do
curso de Serviço Social da UnB, inscritos(as) nas disciplinas de PTCC (Projeto
de Trabalho de Conclusão de Curso) e TCC do segundo semestre letivo do ano
de 2021. A proposta deste estudo centra-se na hipótese de que aliar tais
componentes pode se configurar como um mecanismo interessante para
melhorar a qualidade da formação, além de contribuir e maturar a ideia de
formação contínua dos(as) assistentes sociais, reforçando a perspectiva da
indissociabilidade entre teoria e prática. Diante disso, o presente estudo oferece
elementos para uma discussão crítica sobre o significado da pesquisa aliada à
experiência de estágio supervisionado, efetuando apontamentos que contribuem
para a preservação do compromisso com a qualidade da formação e do trabalho
profissional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalhos de conclusão de curso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Serviço Social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistentes sociais - formação profissional | pt_BR |
dc.title | O trabalho de conclusão de curso e as potencialidades de sua vinculação ao campo de estágio na formação profissional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T10:36:54Z | - |
dc.date.available | 2023-04-26T10:36:54Z | - |
dc.date.submitted | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34606 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo de conclusión de curso busca explorar las potencialidades del
vínculo entre los TCC (Trabajo de Conclusión de Curso) en Trabajo Social y las
Prácticas Supervisadas, enfatizando sus repercusiones en la formación
profesional. La investigación se realizó a partir de la revisión de literatura
bibliográfica y documental sobre el tema, enriquecida con datos cualitativos y
cuantitativos obtenidos a través de la aplicación de un cuestionario en línea
dirigido a estudiantes del curso de Trabajo Social de la UnB, matriculados en los
PTCC (Projeto de Trabajo de Conclusión de Curso) y TCC de la segundo
semestre académico del año 2021. La propuesta de este estudio se centra en la
hipótesis de que la combinación de dichos componentes puede configurarse
como un mecanismo interesante para mejorar la calidad de la formación, además
de contribuir y madurar la idea de formación continua de as) trabajadores
sociales, reforzando la perspectiva de la inseparabilidad de la teoría y la práctica.
Por lo tanto, el presente estudio ofrece elementos para una discusión crítica
sobre el significado de la investigación combinada con la experiencia de pasantía
supervisada, haciendo notas que contribuyen a la preservación del compromiso
con la calidad de la formación y el trabajo profesional. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|