Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Tiago Barros Pontes e | - |
dc.contributor.author | Cabral, Luiza Reolon | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Luiza Reolon. Design, representatividade e jogos digitais: a diversidade dos profissionais de desenvolvimento de jogos. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo dos jogos é uma excelente forma de interação e lazer que tem feito cada
vez mais parte da vida das pessoas. Apesar de estar se tornando algo acessível
para todos, infelizmente os videogames não são produzidos para todos os públicos,
sendo um ambiente muito misógino e preconceituoso. Com a minha pesquisa, busco
trazer a temática da falta de representatividade em jogos digitais, tentando atrair
esse público diverso a adentrar áreas de desenvolvimento de jogos por meio de um
evento gamificado para alunos de ensino médio com técnicas de Design de Serviço
e Design Thinking. A pesquisa trouxe resultados significativos de que para termos
jogos diversos, precisamos de equipes diversas participando do processo de
desenvolvimento de jogos. O projeto demonstra essa hipótese aferindo se alunos de
ensino médio se sentem mais propensos a adentrar áreas de desenvolvimento de
jogos após passar por um processo de aprendizado e reconhecimento básico das
principais funções de cada área. Por ser um projeto piloto, ainda exigiria novas
pesquisas para averiguar a precisão dos resultados, mas conseguimos dados
relevantes demonstrando a importância de espaços seguros para pessoas diversas
e como esses espaços podem gerar histórias diversas, transformando a mentalidade
de alunos que podem vir a querer se tornar novos profissionais da área. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representatividade | pt_BR |
dc.title | Design, representatividade e jogos digitais: a diversidade dos profissionais de desenvolvimento de jogos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T14:46:48Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T14:46:48Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34596 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Design
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