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dc.contributor.advisorSilva, Tiago Barros Pontes e-
dc.contributor.authorCabral, Luiza Reolon-
dc.identifier.citationCABRAL, Luiza Reolon. Design, representatividade e jogos digitais: a diversidade dos profissionais de desenvolvimento de jogos. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO mundo dos jogos é uma excelente forma de interação e lazer que tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas. Apesar de estar se tornando algo acessível para todos, infelizmente os videogames não são produzidos para todos os públicos, sendo um ambiente muito misógino e preconceituoso. Com a minha pesquisa, busco trazer a temática da falta de representatividade em jogos digitais, tentando atrair esse público diverso a adentrar áreas de desenvolvimento de jogos por meio de um evento gamificado para alunos de ensino médio com técnicas de Design de Serviço e Design Thinking. A pesquisa trouxe resultados significativos de que para termos jogos diversos, precisamos de equipes diversas participando do processo de desenvolvimento de jogos. O projeto demonstra essa hipótese aferindo se alunos de ensino médio se sentem mais propensos a adentrar áreas de desenvolvimento de jogos após passar por um processo de aprendizado e reconhecimento básico das principais funções de cada área. Por ser um projeto piloto, ainda exigiria novas pesquisas para averiguar a precisão dos resultados, mas conseguimos dados relevantes demonstrando a importância de espaços seguros para pessoas diversas e como esses espaços podem gerar histórias diversas, transformando a mentalidade de alunos que podem vir a querer se tornar novos profissionais da área.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordDiversidadept_BR
dc.subject.keywordRepresentatividadept_BR
dc.titleDesign, representatividade e jogos digitais: a diversidade dos profissionais de desenvolvimento de jogospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-24T14:46:48Z-
dc.date.available2023-04-24T14:46:48Z-
dc.date.submitted2022-09-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34596-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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