Título: | Reavaliação de serviços farmacêuticos hospitalares em uma região de saúde do Distrito Federal : o que mudou após três anos do diagnóstico inicial? |
Outros títulos: | Reevaluation of hospital pharmaceutical services in a health region of Distrito Federal (Brazil) : what has changed three years after the initial diagnosis? |
Autor(es): | Silva, Mara Rúbia Barbosa |
Orientador(es): | Lima, Rodrigo Fonseca |
Coorientador(es): | Santana, Rafael Santos |
Assunto: | Farmácia hospitalar Serviços de saúde |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 24-Abr-2023 |
Referência: | SILVA, Mara Rúbia Barbosa. Reavaliação de serviços farmacêuticos hospitalares em uma região de saúde do Distrito Federal: o que mudou após três anos do diagnóstico inicial?. 2020. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Objetivo: Reavaliar os serviços de Farmácia Hospitalar (FH) de dois hospitais públicos do
Distrito Federal (DF-Brasil) em uma perspectiva de comparação temporal após três anos do
diagnóstico situacional inicial. Metodologia: Estudo transversal envolvendo dois hospitais
gerais de grande porte coordenados pela mesma superintendência da Secretaria de Saúde do
DF (SES-DF) e cujos serviços farmacêuticos foram avaliados no final do ano de 2016. A
segunda avaliação foi realizada em janeiro de 2020 e as FH foram caracterizadas conforme
sua área, funcionamento e recursos humanos e avaliadas considerando indicadores de
estrutura e processo referentes a serviços farmacêuticos gerenciais e assistenciais. Depois, as
FH foram reavaliadas por meio da aplicação do algoritmo de pontuação a partir da
identificação de características obrigatórias, não obrigatórias e indesejáveis e calculados
percentuais de aproximação de cumprimento dos serviços em comparação ao ideal. As FH
foram ainda avaliadas quanto ao seu apoio na gestão de riscos. Resultados: O algoritmo
possibilitou verificar que as duas FH apresentaram melhora na porcentagem de cumprimento
dos serviços em relação ao ideal. Na FH1, o aumento na porcentagem se deu como resposta a
uma maior apresentação de itens obrigatórios dos componentes de seleção, informação,
farmacotécnica e ensino e pesquisa. Na FH2 pesaram positivamente os serviços de
distribuição e gerenciamento. Também houve evolução importante na perspectiva de
atividades de apoio à gestão de riscos e segurança do paciente. Essa melhora geral se deu sem
uma melhora estrutural e de quantidade de recursos humanos em termos de proporção de
farmacêutico por leito. Conclusões: Os resultados sugerem melhora dos serviços apesar de
manutenção da inadequação de área e de quantidade de profissional farmacêutico e remontam
a importância de adequação das práticas e constante monitoramento dos serviços com vistas a
tornar os serviços mais qualificados e seguros e que tenham impacto positivo em termos de
agregar valor aos processos dadas as demandas de atores internos e externos. |
Abstract: | Objective: To reevaluate the services of Hospital Pharmacy (HP) of two public hospitals in
Distrito Federal (DF-Brazil) in a perspective of temporal comparison three years after the
initial situational diagnosis. Methodology: A cross-sectional study was carried out involving
two large general hospitals coordinated by the same superintendency of Health Department of
the DF (SES-DF) and whose pharmaceutical services were evaluated at the end of 2016. Data
were collected again in January 2020 and the HP were characterized as its area, functioning
and human resources and evaluated considering structure and process indicators referring to
managerial and assistance pharmaceutical services. Then, the HP were reevaluated by
applying the scoring algorithm based on the identification of mandatory, non-mandatory and
undesirable characteristics and the approximation percentages of service compliance were
calculated and compared to the ideal. The HP were also evaluated for their support in risk
management. Results: The scoring algorithm made it possible to verify that the two HP
showed an improvement in the percentage of service compliance in relation to the ideal. In
HP1, the percentage increase was in response to a greater presentation of mandatory items
from the selection, information, pharmacotechnical and teaching and research components. In
HP2, distribution and management services weighed positively. There was also an important
evolution in the perspective of activities to support risk management and patient safety. This
general improvement occurred without a structural improvement and in the number of human
resources in terms of the proportion of pharmacist per bed. Conclusions: The results suggest
an improvement in services despite maintaining the inadequacy of the area and the number of
pharmaceutical professionals and highlight the importance of adapting practices and constant
monitoring of services with a view to making services more qualified and safer and having a
positive impact on terms of adding value to the processes given the demands of internal and
external actors. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Farmácia - Campus Darcy Ribeiro
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