Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34592
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MaraRubiaBarbosaSilva_tcc.pdf963,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reavaliação de serviços farmacêuticos hospitalares em uma região de saúde do Distrito Federal : o que mudou após três anos do diagnóstico inicial?
Outros títulos: Reevaluation of hospital pharmaceutical services in a health region of Distrito Federal (Brazil) : what has changed three years after the initial diagnosis?
Autor(es): Silva, Mara Rúbia Barbosa
Orientador(es): Lima, Rodrigo Fonseca
Coorientador(es): Santana, Rafael Santos
Assunto: Farmácia hospitalar
Serviços de saúde
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 24-Abr-2023
Referência: SILVA, Mara Rúbia Barbosa. Reavaliação de serviços farmacêuticos hospitalares em uma região de saúde do Distrito Federal: o que mudou após três anos do diagnóstico inicial?. 2020. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Objetivo: Reavaliar os serviços de Farmácia Hospitalar (FH) de dois hospitais públicos do Distrito Federal (DF-Brasil) em uma perspectiva de comparação temporal após três anos do diagnóstico situacional inicial. Metodologia: Estudo transversal envolvendo dois hospitais gerais de grande porte coordenados pela mesma superintendência da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e cujos serviços farmacêuticos foram avaliados no final do ano de 2016. A segunda avaliação foi realizada em janeiro de 2020 e as FH foram caracterizadas conforme sua área, funcionamento e recursos humanos e avaliadas considerando indicadores de estrutura e processo referentes a serviços farmacêuticos gerenciais e assistenciais. Depois, as FH foram reavaliadas por meio da aplicação do algoritmo de pontuação a partir da identificação de características obrigatórias, não obrigatórias e indesejáveis e calculados percentuais de aproximação de cumprimento dos serviços em comparação ao ideal. As FH foram ainda avaliadas quanto ao seu apoio na gestão de riscos. Resultados: O algoritmo possibilitou verificar que as duas FH apresentaram melhora na porcentagem de cumprimento dos serviços em relação ao ideal. Na FH1, o aumento na porcentagem se deu como resposta a uma maior apresentação de itens obrigatórios dos componentes de seleção, informação, farmacotécnica e ensino e pesquisa. Na FH2 pesaram positivamente os serviços de distribuição e gerenciamento. Também houve evolução importante na perspectiva de atividades de apoio à gestão de riscos e segurança do paciente. Essa melhora geral se deu sem uma melhora estrutural e de quantidade de recursos humanos em termos de proporção de farmacêutico por leito. Conclusões: Os resultados sugerem melhora dos serviços apesar de manutenção da inadequação de área e de quantidade de profissional farmacêutico e remontam a importância de adequação das práticas e constante monitoramento dos serviços com vistas a tornar os serviços mais qualificados e seguros e que tenham impacto positivo em termos de agregar valor aos processos dadas as demandas de atores internos e externos.
Abstract: Objective: To reevaluate the services of Hospital Pharmacy (HP) of two public hospitals in Distrito Federal (DF-Brazil) in a perspective of temporal comparison three years after the initial situational diagnosis. Methodology: A cross-sectional study was carried out involving two large general hospitals coordinated by the same superintendency of Health Department of the DF (SES-DF) and whose pharmaceutical services were evaluated at the end of 2016. Data were collected again in January 2020 and the HP were characterized as its area, functioning and human resources and evaluated considering structure and process indicators referring to managerial and assistance pharmaceutical services. Then, the HP were reevaluated by applying the scoring algorithm based on the identification of mandatory, non-mandatory and undesirable characteristics and the approximation percentages of service compliance were calculated and compared to the ideal. The HP were also evaluated for their support in risk management. Results: The scoring algorithm made it possible to verify that the two HP showed an improvement in the percentage of service compliance in relation to the ideal. In HP1, the percentage increase was in response to a greater presentation of mandatory items from the selection, information, pharmacotechnical and teaching and research components. In HP2, distribution and management services weighed positively. There was also an important evolution in the perspective of activities to support risk management and patient safety. This general improvement occurred without a structural improvement and in the number of human resources in terms of the proportion of pharmacist per bed. Conclusions: The results suggest an improvement in services despite maintaining the inadequacy of the area and the number of pharmaceutical professionals and highlight the importance of adapting practices and constant monitoring of services with a view to making services more qualified and safer and having a positive impact on terms of adding value to the processes given the demands of internal and external actors.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.