Título: | Além dos muros : possibilidades de articulação entre o plano individual de atendimento e o projeto de vida do adolescente em medida socioeducativa de internação |
Autor(es): | Santos, Suhelem Brasil |
Orientador(es): | Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de |
Assunto: | Medidas socioeducativas Menor infrator Socioeducação Desenvolvimento escolar |
Data de apresentação: | 10-Jun-2022 |
Data de publicação: | 17-Abr-2023 |
Referência: | SANTOS, Suhelem Brasil. Além dos muros: possibilidades de articulação entre o plano individual de atendimento e o projeto de vida do adolescente em medida socioeducativa de internação. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O Plano Individual de Atendimento (PIA) é um dispositivo previsto no Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE) que prevê, registra e gerencia as ações socioeducativas e possui o potencial de criar um espaço de reflexão para o adolescente sobre a sua trajetória, desejos e necessidades, contribuindo para a construção de um projeto de vida ancorado no compromisso com a sua própria transformação e de sua realidade, superando os limites institucionais. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a responder à seguinte questão: “quais as possibilidades de articulação entre o PIA e o projeto de vida do adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação?”, identificando os possíveis pontos de articulação entre o PIA e o projeto de vida na perspectiva dos adolescentes. Mediante entrevistas semiestruturadas individuais, foram entrevistados três jovens do sexo masculino entre 18 e 21 anos incompletos, internados na Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS) do Distrito Federal em 2021. Os resultados foram submetidos à análise temática proposta por Virginia Braun e Victoria Clarke e identificou que o estabelecimento de vínculos com os profissionais da socioeducação que acreditem, motivem e possibilitem ao jovem refletir sobre sua trajetória pessoal e a ampliação de suas perspectivas é um aspecto efetivo no cumprimento da medida socioeducativa e também na elaboração de um projeto de vida que contempla o investimento na escolarização e no trabalho como meios de ajudar e dar orgulho à família. Assim como a oferta de oportunidades como a frequência à escola, o acesso a cursos e atividades profissionalizantes e o contato familiar são condições objetivas que o atendimento socioeducativo deve oportunizar para que tanto as metas estabelecidas no Plano Individual de Atendimento quanto no projeto de vida sejam atingidas. |
Abstract: | The Individual Care Plan (PIA) is a device provided for in the National Socio-Educational System (SINASE) that predicts, records and manages socio-educational actions and has the potential to create a space for reflection for adolescents about their trajectory, desires and needs, contributing to the construction of a life project anchored in the commitment to their own transformation and their reality, overcoming institutional limits. In this sense, this research proposed to answer the following question: "what are the possibilities of articulation between the PIA and the life project of the adolescent who is in a socio-educational measure of internment?", identifying the possible points of articulation between the PIA and the project of life from the perspective of adolescents. Through individual semi-structured interviews, three young men between 18 and 21 years old were interviewed, admitted to the Systematic Exit Hospitalization Unit (UNISS) of the Federal District in 2021. The results were subjected to thematic analysis proposed by Braun and Clarke ( 2006) and identified that the establishment of links with socio-educational professionals who believe, motivate and enable young people to reflect on their personal trajectory and the expansion of their perspectives is an effective aspect in fulfilling the socio-educational measure and also in the elaboration of a project of life that includes investing in schooling and work as a means of helping and making the family proud. As well as the offer of opportunities such as school attendance, access to courses and professionalizing activities and family contact are objective conditions that socio-educational care must provide so that both the goals established in the Individual Assistance Plan and in the life project are achieved. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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