Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoaoSassiAlmeidaSantos.pdf80,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adaptação e identidade : o futebol como instrumento de socialização : o caso do Varjão
Autor(es): Santos, João Sassi de Almeida
Orientador(es): Simião, Daniel Schroeter
Assunto: Esportes - aspectos sociológicos
Futebol
Data de apresentação: Mar-2012
Data de publicação: 8-Mai-2012
Referência: SANTOS, João Sassi de Almeida. Adaptação e identidade: o futebol como instrumento de socialização: o caso do Varjão. 2012. 94 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Aceitando a interpretação segundo a qual “o futebol é uma atividade dotada de uma notável multidimensionalidade (...) que orquestra componentes cívicos básicos, identidades sociais importantes, valores culturais profundos e gostos individuais singulares” (DaMatta, 2006), buscamos um tema que colocasse em evidência a relevância do futebol no Brasil. Focamos nossas análises e observações em casos nos quais o futebol assumisse o papel de possível instrumento de socialização, sem, no entanto, buscarmos adequação do material observado a qualquer modelo abstrato ou teórico previamente elaborado. O campo de pesquisa foi concentrado na experiência de um grupo de imigrantes do interior da Bahia e sua adaptação a um novo centro urbano, no caso o Varjão (DF), tendo o futebol como pano de fundo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons