Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34556
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SabrinaMendesGoncalves_tcc.pdf2,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fragmentos de Brasília : a cidade narrada por meio de suas representações verbo-visuais
Autor(es): Gonçalves, Sabrina Mendes
Orientador(es): Garrossini, Daniela Fávaro
Assunto: Brasília (DF)
Narrativa
Brasília (DF) - cultura
Literatura e história
Data de apresentação: 27-Abr-2022
Data de publicação: 12-Abr-2023
Referência: GONÇALVES, Sabrina Mendes. Fragmentos de Brasília: a cidade narrada por meio de suas representações verbo-visuais. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa se constitui de uma narrativa verbo-visual tendo como ponto de partida a cidade de Brasília e suas representações textuais e visuais como potencializadoras dos relatos sociais, midiáticos e inscritos na própria urbe que evocam a construção identitária da cidade. Para isso, no primeiro momento é feita uma breve contextualização das primeiras influências artísticas, gráficas e arquitetônicas de e sobre Brasília para, então, partir para o compilado de narrativas verbo-visuais que consolidam os imaginários sobre a cidade desde antes da sua inauguração até a vivência do que a cidade não foi. A pesquisa partiu de uma inquietação pessoal provocada pela lacuna de material gráfico que expresse as narrativas sobre Brasília por meio dos imaginários criados sobre a cidade. O objetivo, então, é construir uma narrativa biografemática a partir dos fragmentos visuais e textuais que constituem os imaginários de Brasília, sendo, por fim, materializada em um livro.
Abstract: The present research is a verbal-visual narrative starts in the city of Brasília through its textual and visual representations as potentiators of social, cultural and media reports that corroborate the identity construction of the city. For this, at first, a brief contextualization of the first artistic, graphic and architectural influences of and about Brasília was made for the compilation of verbal-visual narratives that consolidate the imaginary about the city. The research started from a personal restless caused by the lack of graphic design material that could manifest narratives about Brasília through its imaginary. The intent of this research is to create a biographematic narrative from visual and textual fragments that form the imaginary of Brasilia, being, finally, materialized in a book.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.