Título: | Direcionamento das heurísticas de Nielsen no contexto de uso de landing pages |
Autor(es): | Dupin, Davi Cunha Farias Santos, Higor Gabriel Azevedo |
Orientador(es): | Canedo, Edna Dias |
Assunto: | Interação homem-máquina Heurísticas de Nielsen |
Data de apresentação: | 12-Set-2022 |
Data de publicação: | 12-Abr-2023 |
Referência: | DUPIN, Davi Cunha Farias; SANTOS, Higor Gabriel Azevedo. Direcionamento das heurísticas de Nielsen no contexto de uso de landing pages. 2022. 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | As heurísticas de Nielsen são afirmações que compõem um método generalista de avaliação
de usabilidade em sistemas e produtos, porém estudos já apontam a necessidade de se desenvolver métodos específicos para diferentes contextos de uso. O objetivo deste trabalho
é entender como as dez heurísticas podem ser otimizadas no design de Landing Pages,
fornecendo uma priorização do impacto de cada uma delas; e um direcionamento prático
de como designers, desenvolvedores e gestores podem utilizá-las. Para isso, é feita uma
revisão de literatura relacionada aos conceitos apresentados e um estudo das diferentes
metodologias para se avaliar a usabilidade em interfaces. Com isso, é feita uma pesquisa
qualitativa para analisar a experiência do usuário em um cenário de testes, para avaliar
isoladamente o impacto de cada heurística. Esse experimento resulta na ordenação delas
por prioridade, baseado em critérios objetivos de usabilidade e na descrição de como cada
uma pode ser usada nesse contexto. Portanto, pessoas envolvidas na criação de Landing
Pages podem, a partir desse estudo, projetar ou avaliar interfaces com maior eficácia,
eficiência e satisfação, com o apoio de um referencial prático de aplicação das heurísticas
de Nielsen nesse contexto. |
Abstract: | Nielsen’s heuristics are features that are a general method of evaluating usability in systems and products but studies show the need to develop specific methods to different
contexts of use. This work’s goal is to understand how the ten heuristics can be optimized in Landing Page design providing a priorisation on the impact of each of them;
and a practical direction on how designers, developers and managers can use them. For
this, a literature revision is made relating to the concepts presented and a study on the
different methods to evaluate usability in interfaces. With this, a qualitative research is
done to analyze the user experience in a test scenario to evaluate each heuristics impact
alone. This experiment results on their ordination by priority, based on objective usability
criteria and in the description on how each one can be used in this context. Therefore,
people involved in the Landing Page creation can, from that study, design or evaluate
interfaces with more effectiveness, efficiency and satisfaction, with the support from a
practical reference of application of the Nielsen heuristics in this context. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.