Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moura, Henrique Gomes de | - |
dc.contributor.author | Menezes, Rafael Ribeiro de | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Rafael Ribeiro de. Análise econométrica associada à operação de uma frota de veículos elétricos e híbridos em comparação com veículos movidos à combustão. 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pressão sobre os países para a adoção de medidas mais sustentáveis e com menor impacto
ambiental, tais como o desenvolvimento de processos industriais menos poluentes e o uso
de tecnologias alternativas às tradicionais é cada vez maior, favorecendo o uso de veículos
elétricos e híbridos como uma alternativa limpa ao passo que eles são vistos pela população
em geral como resultados de uma nova tecnologia. Devido a transformação do mercado e
a crescente preocupação em adotar novas tecnologias a fim de obter processos de forma
mais sustentável, o setor de compartilhamento, bem como o setpr corporativo de veículos
mostra-se muito favorável, pois alia uma boa oportunidade comercial ao apelo sustentavel,
já que essa iniciativa favorece o consumo colaborativo, mobilidade urbana. O presente
estudo tem como objetivo desenvolver uma análise econométrica associada à operação
de uma frota de veículos elétricos e híbridos em comparação com veículos movidos a
combustão. Para cumprir com esse objetivo será utilizado ferramentas estatísticas a fim de
promover uma comparação entre os segmentos de veículos utilizados no estudo mostrando
se há plausabiliadade em alocar elétricos e híbridos nos modelos de compartilhamento e
consequentemente na composição de frotas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.title | Análise econométrica associada à operação de uma frota de veículos elétricos e híbridos em comparação com veículos movidos à combustão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T12:30:41Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12T12:30:41Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34543 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The pressure on countries to adopt more sustainable measures with less environmental
impact, such as the development of less polluting industrial processes and the use of alternative technologies to traditional ones, is increasing, favoring the use of electric and
hybrid vehicles as a clean alternative while they are seen by the general population as a
result of a new technology. Due to the market transformation and the growing concern
to adopt new technologies in order to obtain processes in a more sustainable way, the
sharing sector, as well as the corporate vehicle setpr, is very favorable, as it combines
a good commercial opportunity with a sustainable appeal. , since this initiative favors
collaborative consumption, urban mobility. The present study aims to develop an econometric analysis associated with the operation of a fleet of electric and hybrid vehicles
compared to combustion-powered vehicles. To fulfill this objective, statistical tools will
be used in order to promote a comparison between the vehicle segments used in the study,
showing whether there is plausibility in allocating electric and hybrids in sharing models
and consequently in the composition of fleets. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|