Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34543
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RafaelRibeiroDeMenezes_tcc.pdf2,69 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoura, Henrique Gomes de-
dc.contributor.authorMenezes, Rafael Ribeiro de-
dc.identifier.citationMENEZES, Rafael Ribeiro de. Análise econométrica associada à operação de uma frota de veículos elétricos e híbridos em comparação com veículos movidos à combustão. 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pressão sobre os países para a adoção de medidas mais sustentáveis e com menor impacto ambiental, tais como o desenvolvimento de processos industriais menos poluentes e o uso de tecnologias alternativas às tradicionais é cada vez maior, favorecendo o uso de veículos elétricos e híbridos como uma alternativa limpa ao passo que eles são vistos pela população em geral como resultados de uma nova tecnologia. Devido a transformação do mercado e a crescente preocupação em adotar novas tecnologias a fim de obter processos de forma mais sustentável, o setor de compartilhamento, bem como o setpr corporativo de veículos mostra-se muito favorável, pois alia uma boa oportunidade comercial ao apelo sustentavel, já que essa iniciativa favorece o consumo colaborativo, mobilidade urbana. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma análise econométrica associada à operação de uma frota de veículos elétricos e híbridos em comparação com veículos movidos a combustão. Para cumprir com esse objetivo será utilizado ferramentas estatísticas a fim de promover uma comparação entre os segmentos de veículos utilizados no estudo mostrando se há plausabiliadade em alocar elétricos e híbridos nos modelos de compartilhamento e consequentemente na composição de frotas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordVeículos elétricospt_BR
dc.titleAnálise econométrica associada à operação de uma frota de veículos elétricos e híbridos em comparação com veículos movidos à combustãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T12:30:41Z-
dc.date.available2023-04-12T12:30:41Z-
dc.date.submitted2022-10-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34543-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The pressure on countries to adopt more sustainable measures with less environmental impact, such as the development of less polluting industrial processes and the use of alternative technologies to traditional ones, is increasing, favoring the use of electric and hybrid vehicles as a clean alternative while they are seen by the general population as a result of a new technology. Due to the market transformation and the growing concern to adopt new technologies in order to obtain processes in a more sustainable way, the sharing sector, as well as the corporate vehicle setpr, is very favorable, as it combines a good commercial opportunity with a sustainable appeal. , since this initiative favors collaborative consumption, urban mobility. The present study aims to develop an econometric analysis associated with the operation of a fleet of electric and hybrid vehicles compared to combustion-powered vehicles. To fulfill this objective, statistical tools will be used in order to promote a comparison between the vehicle segments used in the study, showing whether there is plausibility in allocating electric and hybrids in sharing models and consequently in the composition of fleets.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.