Título: | Estudo de desempenho de motor três cilindros alimentado com GNV como combustível |
Autor(es): | Garcia, Marcos Paulo Ribeiro |
Orientador(es): | Lisboa, Fábio Cordeiro de |
Assunto: | Motores de combustão interna Combustíveis para motores Gás natural Ignição |
Data de apresentação: | 7-Out-2022 |
Data de publicação: | 11-Abr-2023 |
Referência: | GARCIA, Marcos Paulo Ribeiro. Estudo de desempenho de motor três cilindros alimentado com GNV como combustível. 2022. 118 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Com o avanço da humanidade e sua constante expansão no planeta, cada vez mais se torna necessária a criação de novas tecnologias, e aprimoramento das usuais, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida para a população nos mais diversos ramos, como o setor automotivo. Em busca de alternativas ante o monopólio do petróleo entre as fontes de combustível mais usuais, hegemonia essa que contribui para a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, e também com o esgotamento iminente das jazidas pela sua exploração desenfreada, veículos com motorização elétrica e híbridos ganham espaço
no mercado, inovando com novas tecnologias. Porém, essa mesma oportunidade também gera interesse em otimizar um dos sistemas mais antigos presentes nos veículos do dia a dia, os motores de combustão interna, principalmente no âmbito de fontes alternativas de combustível, como o Gás Natural Veicular (GNV), combustível esse que atribui vantagens e benefícios não só no desempenho dos motores, mas também nas atmosferas econômica e ecológica. O presente trabalho apresenta a equiparação do desempenho de um motor
de combustão interna, de configuração três cilindros e ignição por centelha, operando com etanol e gás GNV como combustíveis. O motor operado corresponde ao modelo 1.0, 3 cilindros, do veículo Volkswagen Up, originalmente flex, adaptado de modo que permita a injeção de gás GNV nos cilindros, além do uso de uma ECU da marca Fuel Tech, modelo 550, adaptada para a busca de melhorias dos parâmetros de ensaio. Foram
verificados parâmetros de desempenho como pressão no coletor de admissão e riqueza da mistura ar-combustível, onde a utilização de etanol como combustível alcançou valores satisfatórios e regulares, culminando em um bom desempenho do motor, quanto que a utilização de gás GNV como combustível apresentou irregularidades e alternâncias no que tange a qualidade da mistura ar-combustível, ocasionando em um mal desempenho, em parte pela dificuldade de gerenciamento na proporção de combustível injetado para ar admitido ao motor, em sua condições originais de uso. |
Abstract: | With mankind’s development and constantly expansion around the world, more and more the creation of new technologies, and enhancement of the usual ones, has become a necessity, in order to provide better life quality for the population in the most diverse branches, like the automotive one. In pursuit of alternatives towards petroleum derivates’ monopoly in terms of most common fuel sources, in a way that contributes for the emission of greenhouse gases, as carbon dioxide, and also for the imminent depletion of petroleum deposits due to the unstoppable exploitation, electric motorized and hybrid vehicles take place in the automotive market, innovating in new technologies. Although, this same opportunity stirs up interest in otimizing one of the oldest systems present in the nowadays vehicles, the internal combustion engines, mainly in terms of alternative fuel sources, like Compressed Natural Gas (CNG), a fuel that assigns advantages and benefits not only to the engine performance, but also in the economic and ecological atmospheres. The present essay shows the comparison between the performance of a spark ignition internal combustion engine, with three cylinders, operating with ethanol and CNG fuel. The engine in use is a 1.0 model of the vehicle Volkswagen Up, originally a dual-fuel type, adapted in a way that allows gas admittance in the cylinders, beyond the use of an ECU of the brand Fuel Tech, model 550, adapted for the search of improvements of the test parameters. Some performance parameters were stablished, like Intake Manifold Pressure and Air-Fuel Mixture’s quality, in which the usage of ethanol as fuel reached satisfatory and regular values, culminating in a good performance of the engine, although the usage of CNG Gas as fuel showed irregularities and alternations regarding the air-fuel mixture’s
quality, causing poor performance, in part due to the difficulty of managing the correct proportion of injected fuel to intake air admitted to the engine, in its original conditions of use. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2022. |
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