Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34510
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IsisLopesDeOliveira_tcc.pdf3,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Digital love : um ensaio sobre a persona digital
Autor(es): Oliveira, Isis Lopes de
Orientador(es): Camara, Rogério José
Assunto: Autoimagem
Design editorial
Redes sociais
Identidade
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 11-Abr-2023
Referência: OLIVEIRA, Isis Lopes de. Digital love: um ensaio sobre a persona digital. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este projeto busca discutir o processo de auto imagem e curadoria de si mesmo a partir do caminho percorrido nas redes sociais, bem como as angústias e ansiedades derivadas desta configuração inerente aos nativos digitais. Ao mesmo tempo, pretende atuar tanto como um registro pessoal, uma espécie de diário, quanto como um registro mais amplo, um retrato do que é vivenciado agora. Por meio do levantamento de conteúdos diversos que tratassem da experiência online e consultas em pesquisas oficiais sobre relação entre redes sociais e identidade, foi possível traçar o panorama do cenário cultural tecnológico contemporâneo e relacionar à construção da identidade digital. Como resultado da pesquisa, foi desenvolvido um livro-objeto que comporta um relato pessoal acerca de uma experiência específica, utilizando-se de uma narrativa híbrida que segue as próprias estéticas da Internet. Por fim, propõe-se uma reflexão acerca dos temas abordados e uma possível identificação por parte de leitores que se sintam da mesma forma.
Abstract: This project aims to discuss the process of self-image and self-curation following the path taken by social networks, as well as the anxieties derived from this inherent to digital natives configuration. At the same time, it intends to act both as a personal record, kind of a diary, and as a broader record, a portrait of what is experienced now. Through the collection of miscellaneous contents on the online experience and consultations of official researches about the relationship between social networks and identity, it was possible to trace the panorama of the contemporary cultural technological scenario and relate it to the construction of a digital identity. As result of the research, it was developed an object-book that includes a personal report of a especific experience, using a hybrid narrative that follows internet’s aesthetics itself. Ultimately, it is proposed a reflection on the topics discussed and a possible compatibility by readers who may feel the same way
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.