Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Clarice Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jaqueline Pereira de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jaqueline Pereira de. A inclusão da educação empreendedora na BNCC versus projetos de vida praticados nas escolas do campo do Distrito Federal. 2022. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é apresentar as semelhanças e a co-rrelação entre os Projetos de Vida
desenvolvidos pelos educadores e educadoras da Educação Básica das Escolas do Campo do
Distrito Federal e, os aspectos da Educação Empreendedora, em razão de tratar-se de um tema
inserido recentemente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o intuíto de
desmistificar os paradigmas criados sobre a implementação do empreendedorismo nas escolas.
Sabe-se que a Escola tem um papel fundamental na formação de indivíduos, pois é através dos
processos de ensino e aprendizagem, e a aplicabilidade por meio dos Projetos de vida, que os
educandos despertam a criatividade e o reconhecimento do seu potencial de transformação e
geração de impactos positivos, identificando habilidades como o altruísmo, a empatia e a
capacidade de desenvolver ações coletivas na resolução de problemas. Portanto, por entender
esse importante papel da Escola, o Ministério da Educação aprovou a inclusão da Educação
Empreendedora nas Escolas, descrevendo no documento da BNCC os aspectos a serem
trabalhados com os educandos em sala de aula. Destarte, os educadores e educadoras deverão
criar meios e alternativas para desenvolver e ampliar as habilidades e competências do
educando. Para tanto, neste trabalho serão elencados os aspectos relevantes da BNCC acerca
da Educação Empreendedora nas Escolas, bem como, a importância do desenvolvimento dos
Projetos de Vida, as características de empreendedorismo social, as competências
empreendedoras e socioemocionais do indivíduo, as múltiplas competências do(a) educador(a)
do campo, os posicionamentos das duas correntes de educadores(as) e especialistas acerca da
inclusão da Educação Empreendedora nas Escolas, bem como, o resutado da análise
documental realizada em Projetos escolares desenvolvidos em algumas escolas do campo do
Distrito Federal. Ao final deste trabalho espera-se que leitor compreenda que a Educação
Empreendedora não é um tema voltado para a formação de indivíduos para o mercado de
trabalho, e sim, uma alternativa de educação capaz formar cidadãos críticos e atuantes,
contribuindo para a formação de uma sociedade democrática, justa e que valorize o ser humano,
pensando no crescimento coletivo, na sustentabilidade e em uma melhor qualidade de vida para
todos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.title | A inclusão da educação empreendedora na BNCC versus projetos de vida praticados nas escolas do campo do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T15:39:20Z | - |
dc.date.available | 2023-04-06T15:39:20Z | - |
dc.date.submitted | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34482 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this work is to present the similarities and the correlation between the Life
Projects developed by the educators of Basic Education of the Rural Schools of the Federal
District and, the aspects of the Entrepreneurial Education, because it is a theme recently inserted
in the National Curricular Common Base (BNCC), with the aim of demystifying the paradigms
created on the implementation of entrepreneurship in schools. It is known that the School has a
fundamental role in the formation of individuals, because it is through the teaching and learning
processes, and the applicability through Life Projects, that students awaken creativity and
recognition of their potential for transformation and generation of positive impacts, identifying
skills such as altruism, empathy and the ability to develop collective actions in solving
problems. Therefore, in order to understand this important role of the School, the Ministry of
Education approved the inclusion of Entrepreneurial Education in Schools, describing in the
BNCC document the aspects to be worked with students in the classroom. Thus, educators must
create means and alternatives to develop and expand the student's skills and competences.
Therefore, in this work, the relevant aspects of the BNCC about Entrepreneurial Education in
Schools will be listed, as well as the importance of the development of Life Projects, the
characteristics of social entrepreneurship, the entrepreneurial and socio-emotional skills of the
individual, the multiple skills of the( a) field educator, the positions of the two streams of
educators and specialists about the inclusion of Entrepreneurial Education in Schools, as well
as the result of the document analysis carried out in school projects developed in some rural
schools in the District Federal. At the end of this work, it is expected that the reader understands
that Entrepreneurial Education is not a theme focused on the formation of individuals for the
job market, but an alternative of education capable of forming critical and active citizens,
contributing to the formation of a democratic, fair society that values the human being, thinking
about collective growth, sustainability and a better quality of life for all. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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