Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarolineMatsunagaCorteletti_tcc.pdf742,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevalência de ateromas calcificados de carótida em radiografias panorâmicas da face de pacientes com diabetes mellitus tipo 2
Outros títulos: The prevalence of calcified carotid artery atheromas on panoramic radiographs of patients with type 2 diabetes mellitus
Autor(es): Corteletti, Caroline Matsunaga
Orientador(es): Leite, André Ferreira
Assunto: Ateromas calcificados de carótida
Diabetes
Radiografia panorâmica
Data de apresentação: 8-Abr-2022
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: CORTELETTI, Caroline Matsunaga. Prevalência de ateromas calcificados de carótida em radiografias panorâmicas da face de pacientes com diabetes mellitus tipo 2. 2022. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A capacitação do cirurgião-dentista para melhor avaliar exames rotineiros como radiografias panorâmicas, diariamente solicitadas, permite a detecção de doenças sistêmicas que afetam grande parcela da população. O paciente pode ficar sem o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 por anos e agravar sua condição de saúde. A perspectiva de suspeita de sinais da doença em um exame odontológico abre uma possibilidade de encaminhamento para o serviço médico adequado e um diagnóstico precoce.
Abstract: The training of dentists to better evaluate widely used dental imaging modalities allows the detection of systemic diseases that affect a large portion of the population. The patient may remain without a diagnosis of type 2 diabetes mellitus for years and aggravate his health condition. The perspective of suspecting the disease on dental images opens a possibility of referral to an appropriate medical service and early diagnosis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.