Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DavihDeLira_FernandoCampelo_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 3,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de choque e vibração em raquetes de tênis
Autor(es): Lira, Davih Guimarães Nakamura de
Campelo, Fernando Queiroz
Orientador(es): Abbas, Cláudia Jacy Barenco
Assunto: Vibração
Ondas - propagação
Data de apresentação: 20-Fev-2019
Data de publicação: 6-Abr-2023
Referência: LIRA, Davih Guimarães Nakamura de; CAMPELO, Fernando Queiroz. Estudo de choque e vibração em raquetes de tênis. 2019. 110 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O ato de jogar tênis expõe o corpo humano a ondas de choque e a forças de vibração causadas pelo impacto da bola de tênis com a raquete. Por meio da raquete, essas ondas de choque se propagam para o sistema musculoesquelético, afetando assim a saúde e a eficiência dos jogadores de tênis dentro de quadra. De forma objetiva, este estudo apresenta a comparação dos valores de vibração e do impacto de uma raquete com uma bola de tênis, com o acréscimo de massa a mesma com o intuito de comprovar se as tecnologias que encontram-se no mercado, como a Kinetic Q, realmente trazem benefícios com relação a redução da vibração e do impacto. Este estudo foi realizado por meio de testes em condições controladas utilizando sensores piezoelétricos para detecção de choque e vibrações e transmissões de dados via Bluetooth para um aplicativo no celular e uma posterior análise através da transformada de Fourier. Os valores coletados para análise do choque e da vibração foram: amplitude da frequência de vibração, potência de impacto da bola e duração da vibração. Neste estudo, conseguiu-se uma ótima redução do choque, 62,79%, e da duração da vibração, 47,22%, com estudos realizados com força denominada neste estudo como forte.
Abstract: The act of playing tennis exposes the human body to shock waves and the vibrational forces caused by the impact of the tennis ball with the racket. Through the racket, these shock waves propagate to the musculoskeletal system, thus affecting the health and efficiency of indoor tennis players. In an objective way, this study presents the comparison of the values of vibration and the impact of a racket with a tennis ball, with the addition of mass to the same one in order to verify if the technologies that are in the market, such as Kinetic Q, really bring benefits in terms of vibration and impact reduction. This study was carried out through tests under controlled conditions using piezoelectric sensors for shock and vibration detection and data transmission via Bluetooth to a mobile application and a later analysis through the Fourier transform. The values collected for shock and vibration analysis were: amplitude of vibration frequency, ball impact power and duration of vibration. In this study, a great reduction of shock, 62.79%, and vibration duration, 47.22%, was achieved with studies performed with strength denominated in this study as strong.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.