Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Medeiros, Maria Osanette de | - |
dc.contributor.author | Seixas, Ana Carolina Pinto de Souza | - |
dc.contributor.author | Nobre, Kathiemi Matsumoto | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Kathiemi Matsumoto; SEIXAS, Ana Carolina Pinto de Souza. Uma análise sobre os inventários social, histórico, cultural e ambiental de três escolas do campo da rede pública do Distrito Federal. 2022. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo propõe uma análise dos Inventários da Escola Classe São Bartolomeu, do
Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco e do Centro
Educacional Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, escolas do
campo pertencentes ao quadro da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal (SEEDF). O estudo, a prática, o debate e as concepções à luz da Educação
do Campo, no âmbito dessa rede pública de ensino, têm fortalecido a construção do
Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental, que consiste no principal instrumento
metodológico aplicado para o conhecimento da realidade que circunvizinha e emerge
de cada uma das escolas do campo que compõem a SEEDF. A metodologia
considerou a abordagem qualitativa de pesquisa, com base na análise de conteúdo.
Nesse caminho, a maior parte dessas escolas tem construído seus acervos - oriundos
do conteúdo curricular ligado à vida camponesa que se faz presente nas comunidades
onde se inserem - à medida que afirmam sua identidade enquanto escola do campo.
No que tange às três escolas em questão, acredita-se que essa análise não só
contribua com a valorização do trabalho pedagógico que elas vêm desenvolvendo,
mas que, sobretudo, forneça um retorno a esse trabalho. A devolutiva a essas escolas
constitui etapa essencial ao processo pedagógico realizado com base nos critérios de
avaliação - publicadas aqui como Dimensões de Análise - procedentes da pesquisa
no âmbito da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação
(EAPE), o que pode vir a inspirar as demais escolas na construção de seus
Inventários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assentamentos rurais | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre os inventários social, histórico, cultural e ambiental de três escolas do campo da rede pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T10:16:37Z | - |
dc.date.available | 2023-04-05T10:16:37Z | - |
dc.date.submitted | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34446 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ferreira, Rogério | - |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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