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2022_AnaCarolinaSeixas_KathiemiNobre_tcc.pdf652,99 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMedeiros, Maria Osanatte de-
dc.contributor.authorSeixas, Ana Carolina Pinto de Souza-
dc.contributor.authorNobre, Kathiemi Matsumoto-
dc.identifier.citationNOBRE, Kathiemi Matsumoto; SEIXAS, Ana Carolina Pinto de Souza. Uma análise sobre os inventários social, histórico, cultural e ambiental de três escolas do campo da rede pública do Distrito Federal. 2022. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe uma análise dos Inventários da Escola Classe São Bartolomeu, do Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco e do Centro Educacional Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, escolas do campo pertencentes ao quadro da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O estudo, a prática, o debate e as concepções à luz da Educação do Campo, no âmbito dessa rede pública de ensino, têm fortalecido a construção do Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental, que consiste no principal instrumento metodológico aplicado para o conhecimento da realidade que circunvizinha e emerge de cada uma das escolas do campo que compõem a SEEDF. A metodologia considerou a abordagem qualitativa de pesquisa, com base na análise de conteúdo. Nesse caminho, a maior parte dessas escolas tem construído seus acervos - oriundos do conteúdo curricular ligado à vida camponesa que se faz presente nas comunidades onde se inserem - à medida que afirmam sua identidade enquanto escola do campo. No que tange às três escolas em questão, acredita-se que essa análise não só contribua com a valorização do trabalho pedagógico que elas vêm desenvolvendo, mas que, sobretudo, forneça um retorno a esse trabalho. A devolutiva a essas escolas constitui etapa essencial ao processo pedagógico realizado com base nos critérios de avaliação - publicadas aqui como Dimensões de Análise - procedentes da pesquisa no âmbito da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), o que pode vir a inspirar as demais escolas na construção de seus Inventários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAssentamentos ruraispt_BR
dc.titleUma análise sobre os inventários social, histórico, cultural e ambiental de três escolas do campo da rede pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T10:16:37Z-
dc.date.available2023-04-05T10:16:37Z-
dc.date.submitted2022-08-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34446-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFerreira, Rogério-
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