Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BarbaraMedeirosDeMeloMartins_tcc.pdf451,46 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMassignan, Carla-
dc.contributor.authorMartins, Bárbara Medeiros de Melo-
dc.identifier.citationMARTINS, Bárbara Medeiros de Melo. Percepção dos alunos de Odontologia da Universidade de Brasília acerca da escolha da técnica de manejo comportamental em odontopediatria. 2022. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar a escolha da técnica de manejo comportamental por estudantes de primeiro, sexto e nono semestres do curso de graduação em Odontologia da Universidade de Brasília e a influência que as disciplinas ministradas podem ter nessa escolha, avaliando também a aceitação dos alunos para cada técnica proposta. Métodos: Consistiu na aplicação aos alunos de primeiro, sexto e nono semestres (n=55) via Google Formulários um questionário contendo 30 questões envolvendo situações clínicas acerca das técnicas de manejo comportamental. Foi avaliada a aceitação sobre as mesmas por meio de escala Likert de 1 a 10 pontos, 1 significa completamente inaceitável e 10, completamente aceitável. O teste H de Kruskal-Wallis foi realizado para avaliar diferença entre os 3 grupos de estudantes seguido do teste de Dunn. As técnicas mais bem aceitas por todos os participantes foram dizer-mostrar-fazer, incentivar a ser corajoso, distração, reforço positivo, lúdico sensorial, uso de eufemismos e metáforas e presença permitida dos pais, já técnicas como controle de voz, contenção pais-equipe, contenção wrap, explicar que pode envolver dor e técnicas farmacológicas foram menos aceitas. Em contrapartida, tiveram um índice maior de aceitação por participantes do último ano: controle de voz, contenção pais-equipe e contenção wrap. Em compensação, técnicas como não deixar falar, óxido nitroso, explicar que pode envolver dor, explicação literal do tratamento, sedação com Midazolam, anestesia geral e recompensa prometida foram melhores aceitas por participantes do primeiro ano. Entre sexto e nono semestres, há uma semelhança na aceitação por parte de quase todas as técnicas, menos aquelas que contenham técnicas farmacológicas e contenção. A grade curricular parece interferir na escolha e gerenciamento das técnicas de manejo comportamental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOdontopediatriapt_BR
dc.subject.keywordOdontologiapt_BR
dc.titlePercepção dos alunos de Odontologia da Universidade de Brasília acerca da escolha da técnica de manejo comportamental em odontopediatriapt_BR
dc.title.alternativePerception of undergraduate dentistry students at the University of Brasília about the choice of behavioral management techniques in pediatric dentistrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T12:25:35Z-
dc.date.available2023-04-04T12:25:35Z-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34437-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study was to analyze the choice of the behavioral management technique by students in the first, sixth and ninth semesters of the undergraduate course in Dentistry at the University of Brasília and the influence that the courses taught may have on this choice, also evaluating the acceptance of the students. for each proposed technique. Methods: It consisted of the application to students of the first, sixth and ninth semesters (n=55) via Google Forms a questionnaire containing 30 questions involving clinical situations about behavioral management techniques, the acceptance of them was evaluated using a Likert scale of 1 to 10 points, 1 means completely unacceptable and 10 means completely acceptable. Thus, it is possible to compare the results about the acceptance of the techniques by the students and the results between the answers of the students of the different semesters The Kruskal-Wallis H test was carried out to assess whether there was a difference between the choices for the techniques of managing child behavior during dental care among the 3 groups of students. To identify in which group there was a difference, Dunn's test was applied. Results: In general, the techniques best accepted by all participants were tell-show- do, encourage to be brave, distraction, positive reinforcement, sensory play, use of euphemisms and metaphors and the permitted presence of parents, as well as techniques such as voice control, parent-team restraint, wrap restraint, explain that may involve pain and pharmacological techniques were less accepted. In contrast, certain techniques had a higher rate of acceptance by participants in the last year, namely voice control, parent-team restraint and wrap restraint. In contrast, techniques such as not letting talk, nitrous oxide, explaining that it may involve pain, literal explanation of the treatment, sedation with Dormonid, general anesthesia, and promised reward were better accepted by first-year participants. In the results obtained in relation to the sixth and ninth semesters, there is a similarity in the acceptance by almost all techniques, except those that contain pharmacological techniques and containment. Conclusion: It was observed that the curriculum seems to interfere in the choice and management of the best behavioral management techniques for each patient, aiming at success in the proposed treatment.pt_BR
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.