Título: | Fora do armário: as novas representatividades do horror queer no cinema |
Autor(es): | Espiñeira, Juan |
Orientador(es): | Silva, Mariana Souto de Melo |
Assunto: | Cinema Cinema - terror LGBTQIAP+ Filmes de terror |
Data de apresentação: | 12-Mai-2022 |
Data de publicação: | 4-Abr-2023 |
Referência: | ESPIÑEIRA, Juan. Fora do armário : as novas representatividades do horror queer no cinema. 2022. 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho busca analisar como está hoje, no início da década de 2020, a
representatividade LGBTQIA+ dentro do horror queer no cinema. O projeto faz uma busca
dessas representações pela história do cinema e, através dos autores Harry M. Benshoff
(1997), Darren Eliott-Smith (2016) e Javier Parra (2021) é feita uma apuração da trajetória
do horror queer através de um panorama de diversos filmes desde a década de 1960 até hoje.
Com o entendimento das formas e contextos que o queer se inseriu nesses filmes durante
anos, será feita a análise de Freaky - no corpo de um assassino (2020), de Christopher
Landon, e a trilogia Rua do medo (2021), de Leigh Janiak, para entender como está sendo
trabalhada a representação LGBTQIA+ atualmente em um cinema de horror voltado para o
cenário mainstream norte-americano e tendo como o público alvo espectadores mais jovens. |
Abstract: | This work seeks to analyze how LGBTQIA+ representation within queer horror in cinema is
today, in the early 2020s. The project searches for these representations through the history
of cinema and, through the authors Harry M. Benshoff (1997), Darren Eliott-Smith (2016)
and Javier Parra (2021), an investigation of the trajectory of queer horror is made through a
panorama of several films from the 1960s to today. With the understanding of the forms and
contexts that queer was inserted in these films for years, the analysis of Freaky (2020), by
Christopher Landon, and the trilogy Fear street (2021), by Leigh Janiak will be made to
understand how LGBTQIA+ representation is currently being worked in a horror cinema
aimed at the North American mainstream scenario and having younger viewers as the target
audience. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Brasília, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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