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2022_IzaelVieiraLima_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 26,63 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPimenta, Bráulio Gutierrez-
dc.contributor.authorLima, Izael Vieira-
dc.identifier.citationLIMA, Izael Vieira. Estudo da influência aerodinâmica do vórtice de ponta de asa em um corpo rombudo posicionado à jusante no escoamento em efeito solo. 2022. 168 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo visa a análise do escoamento em um corpo rombudo, que ao variar o número de Reynolds resulta em variações aerodinâmicas que incidem no corpo. O presente estudo é uma simplificação de um modelo no qual um corpo está submetido a um campo de escoamento que é alterado por um segundo corpo que está a frente, gerando variações significativas no fluxo de ar à jusante no escoamento. Princípios geométricos e dinâmicos serão analisados com auxílio de softwares de dinâmica dos fluidos computacional (CFD) do tipo open source. Os principais objetos de estudos são os efeitos desinentes de escoamento, turbulência e vorticidade gerados pelos corpos. Os resultados das simulações exigiram analises de grande complexidade devido aos efeitos aerodinâmicos causados pela geometria da asa e pelo efeito solo, mostrando então a necessidade de uma simplificação do modelo para um maior entendimento dos efeitos dos vórtices de ponta de asa em efeito solo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAerodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordMecânica dos fluidospt_BR
dc.subject.keywordFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.titleEstudo da influência aerodinâmica do vórtice de ponta de asa em um corpo rombudo posicionado à jusante no escoamento em efeito solopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T12:29:56Z-
dc.date.available2023-03-31T12:29:56Z-
dc.date.submitted2022-05-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34414-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to analyze the flow in a blunt body, which when varying the Reynolds number results in aerodynamic variations that affect the body. The present study is a simplification of a model in which a body is subjected to a flow field that is altered by a second body that is ahead, generating significant variations in the downstream airflow in the flow. Geometric and dynamic principles will be analyzed using open source computational fluid dynamics (CFD) software. The main objects of study are the desinent effects of flow, turbulence and vorticity generated by the bodies. The results of the simulations required analysis of great complexity due to the aerodynamic effects caused by the wing geometry and the ground effect, thus showing the need for a simplification of the model for a better understanding of the effects of wingtip vortices in ground effect.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



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