Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pimenta, Bráulio Gutierrez | - |
dc.contributor.author | Lima, Izael Vieira | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Izael Vieira. Estudo da influência aerodinâmica do vórtice de ponta de asa em um corpo rombudo posicionado à jusante no escoamento em efeito solo. 2022. 168 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo visa a análise do escoamento em um corpo rombudo, que ao variar o número de Reynolds resulta em variações aerodinâmicas que incidem no corpo. O presente
estudo é uma simplificação de um modelo no qual um corpo está submetido a um campo
de escoamento que é alterado por um segundo corpo que está a frente, gerando variações
significativas no fluxo de ar à jusante no escoamento. Princípios geométricos e dinâmicos
serão analisados com auxílio de softwares de dinâmica dos fluidos computacional (CFD) do
tipo open source. Os principais objetos de estudos são os efeitos desinentes de escoamento,
turbulência e vorticidade gerados pelos corpos.
Os resultados das simulações exigiram analises de grande complexidade devido aos efeitos aerodinâmicos causados pela geometria da asa e pelo efeito solo, mostrando então a
necessidade de uma simplificação do modelo para um maior entendimento dos efeitos dos
vórtices de ponta de asa em efeito solo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mecânica dos fluidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fluidodinâmica computacional | pt_BR |
dc.title | Estudo da influência aerodinâmica do vórtice de ponta de asa em um corpo rombudo posicionado à jusante no escoamento em efeito solo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T12:29:56Z | - |
dc.date.available | 2023-03-31T12:29:56Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34414 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to analyze the flow in a blunt body, which when varying the Reynolds
number results in aerodynamic variations that affect the body. The present study is a simplification of a model in which a body is subjected to a flow field that is altered by a second
body that is ahead, generating significant variations in the downstream airflow in the flow.
Geometric and dynamic principles will be analyzed using open source computational fluid
dynamics (CFD) software. The main objects of study are the desinent effects of flow, turbulence and vorticity generated by the bodies.
The results of the simulations required analysis of great complexity due to the aerodynamic effects caused by the wing geometry and the ground effect, thus showing the need for
a simplification of the model for a better understanding of the effects of wingtip vortices in
ground effect. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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