Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34408
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RomuloRodriguesDeAndradeSantos_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 4,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da simulação numérica através do método de elementos finitos do microcorte ortogonal na Liga Inconel 718
Autor(es): Santos, Rômulo Rodrigues de Andrade
Orientador(es): Malcher, Lucival
Coorientador(es): Oliveira, Déborah de
Assunto: Ligas (Metalurgia)
Usinagem
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 30-Mar-2023
Referência: SANTOS, Rômulo Rodrigues de Andrade. Estudo da simulação numérica através do método de elementos finitos do microcorte ortogonal na Liga Inconel 718. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho objetiva a realização da simulação numérica em três dimensões do processo de microusinagem, através do Método de Elementos Finitos (MEF), na liga Inconel 718. Para tal finalidade, realiza-se inicialmente um estudo detalhado dos processos de usinagem dos metais, passando por fresamento até chegar-se na microusinagem. São destacados os principais parâmetros influenciadores da formação de cavaco. Posteriormente, propõe-se a modelagem do problema utilizando-se a ferramenta computacional Abaqus. Cria-se um modelo, através de uma estratégia explícita, na qual o modelo de encruamento e indicador de dano são baseados no modelo de Johnson-Cook. Este modelo implementa na simulação os efeitos de deformação plástica, velocidade da aplicação de carga e de temperatura. Por fim, são variados os parâmetros do processo, para se avaliar a influência da velocidade e do avanço, na formação do cavaco, temperatura e força de corte. É proposto ainda uma espessura mínima de corte com base nos dados obtidos e análise dos resultados da simulação. Por fim, uma análise inicial é feita para uma simulação em duas dimensões com inserções de modelos microestruturas, feitas a partir da variação das propriedades mecânicas do Inconel 718.
Abstract: This text presents a study of the three-dimensional numerical simulation, using the Finite Element Method (FEM), for the micromachining process of Inconel 718. Initially, a description of the metal machining processes is done, going from milling to the micromachining process itself. The main parameters that influence the chip formation are shown. The simulation is created using an explicit strategy, with the hardening and the damage evolution models from Johnson-Cook. This model implements the effects of plastic deformation, plastic strain rate and temperature. Therefore, the process parameters are changed in order to determinate the influence of the cutting velocity and depth, on the chip formation, temperature and cutting force. A minimum depth of cut is discussed considering all data and simulation results. At last, a first analysis of the two-dimensional simulation with elements of microstructure, created by changing the material properties from Inconel 718, is studied
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.