Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silberstein, Emília Silveira | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Maria Eduarda Gomes | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Maria Eduarda Gomes. Gênero e adaptações literárias para o audiovisual : reflexões feministas em Big little lies. 2022. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa a transposição da obra literária Big Little Lies para a televisão e as
discussões feministas presentes na narrativa, como violência contra a mulher e rivalidade
feminina. Tem como objetivo examinar a adaptação literária, expondo as mudanças feitas na
transferência da narrativa para televisão, e discorrer sobre o realismo que está presente que,
segundo Robert Stam (2008), é uma representação precisa das condições do mundo. A
metodologia adotada foi a leitura do livro de ficção, o visionamento da sua adaptação para a
televisão e a comparação das duas obras a fim de encontrar diálogos e divergências narrativas
entre elas. Partiu também do estudo de referenciais teóricos voltados para gênero, movimento
feminista, linguagem e análise cinematográficas, e teoria literária, a fim de esmiucar tais
assuntos. Por fim, a criação de pontes entre os referenciais bibliográficos e as análises para
entender como e porquê certas decisões foram tomadas no processo de transposição. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adaptações literárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Séries televisivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.title | Gênero e adaptações literárias para o audiovisual: reflexões feministas em Big little lies | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T15:27:46Z | - |
dc.date.available | 2023-03-30T15:27:46Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34406 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article analyzes the book Big Little Lies and its adaptation for television and its feminits
discussions around the narrative, like domestic violence and female rivalry. It has the goal of
examining the adaptation, exposing narrative changes that were made throughout the process,
and studying realism that, according to Stam, is the precise representation of the world’s
condition. The methodology adopted was the reading of the book, the viewing of its adaptation
for television and the comparison between them in order to find dialogues and narrative
divergences between them. It also started from the study of a bibliography focused on gender,
feminist movement, cinematographic language and analysis, and literary theory, in order to
scrutinize such subjects. Finally, the creation of bridges between bibliographic references and
analyzes to understand how and why certain decisions were made in the transposition process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|