Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34401
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanielFariaBonfim_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 6,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de metamaterial aplicado ao controle vibracional em membros humanos
Autor(es): Bonfim, Daniel Faria
Orientador(es): Machado, Marcela Rodrigues
Coorientador(es): Moura, Braion Barbosa de
Assunto: Metamateriais
Vigas
Órteses
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 30-Mar-2023
Referência: BONFIM, Daniel Faria. Análise de metamaterial aplicado ao controle vibracional em membros humanos. 2022. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Doença de Parkinson é uma doença neurodegerenerativa cujos sintomas envolvem uma instabilidade postural, rigidez dos membros e tremores nos membros. O tratamento princi pal da doença envolve a reposição de dopamina no organismo e alívio dos sintomas com fármacos, mas este tratamento pode trazer grande desconforto para os pacientes por causa dos efeitos colaterais fazendo com que medidas alternativas sejam adotadas. Dentre os trata mentos alternativos, a utilização de órteses para controle dos tremores apresenta uma solução para que os pacientes sejam capazes de realizar as tarefas diárias e ter uma vida mais próxima do que é normal. A maioria das órteses de controle ativo são robustas, e causam desconforto para o usuário, enquanto que as órteses de controle passivo são mais compactas e leves fa zendo com que sejam mais aceitas pelos usuários. Neste contexto, este trabalho aborda uma investigação de uma inovação de órtese com controle passivo de vibração, constituída por metamateriais compostos de piezoelétricos conectados a circuitos shunt RL. Para isso, si mulações vibracionais de vigas com características biomecânicas excitadas harmônicamente foram realizadas a fim de exemplificar a capacidade de controle da órtese em um membro humano, mais especificamente no braço. Os resultados demonstram que é possível atenuar os deslocamentos da viga excitada harmônicamente na faixa de frequência da doença.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.