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Título: Análise de tensões considerando o efeito da temperatura em cabos condutores de energia
Autor(es): Moreira, Mayara Gabi
Orientador(es): Veloso, Luís Augusto Conte Mendes
Assunto: Cabos condutores
Tensão elétrica
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 30-Mar-2023
Referência: MOREIRA, Mayara Gabi. Análise de tensões considerando o efeito da temperatura em cabos condutores de energia. 2022. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Atualmente, devido à grande demanda por energia elétrica, muitas concessionárias estão recondutorando as linhas de transmissão existentes, cujos novos condutores tendem a operar com temperaturas mais elevadas. Essas temperaturas afetam o comportamento mecânico dos condutores, alterando as tensões nos fios, podendo trazer implicações a vida à fadiga do condutor. Por sua vez, estudos sobre as tensões e a vida à fadiga de condutores considerando os efeitos da temperatura são ainda pouco explorados na literatura técnica, sendo que dois trabalhos pioneiros de essência puramente experimental foram desenvolvidos a vida à fadiga de condutores sob temperatura na Universidade de Brasília. Nesse sentido, o presente trabalho visa trazer uma contribuição para o tema através de um estudo de tensões no condutor considerando o efeito da temperatura. Para isso, foram realizadas análises numéricas de um condutor de alumínio liga por meio do Método dos Elementos Finitos, empregando o software comercial ANSYS-APDL. As simulações consideram o condutor sob efeito inicial da carga de esticamento, sendo que as temperaturas são aplicadas posteriormente segundo uma distribuição radial. Essas temperaturas foram obtidas através de análises de elementos finitos realizadas por Kang, Strobach e Franck (2013), considerando diferentes condições de operação e fatores ambientais. Três diferentes cargas de esticamento foram simuladas considerando diferentes distribuições de temperaturas. Foi observado que, no deslocamento, o efeito da temperatura é preponderante sobre a carga de esticamento, devido ao elevado coeficiente de dilatação térmica do alumínio. Entretanto, esse efeito tende a reduzir-se com o aumento da carga de esticamento do condutor. Em relação às tensões, foi observado que o aumento da velocidade de vento gera diminuição das tensões normais nos fios do núcleo e das duas primeiras camadas, onde a terceira camada permanece praticamente inalterada, enquanto que há um acréscimo de tensões na última camada. Pois, com o resfriamento da última camada, há uma tendência de encurtamento relativo da mesma em relação às demais, surgindo tensões de tração adicionais nos fios dessa camada. Além disso, verificou-se que o aumento da carga de esticamento gera um aumento linear da tensão média no condutor, enquanto que o aumento do gradiente de temperatura gera uma redução dessa tensão. Com isso, foi demonstrado a importância da consideração do efeito da temperatura nas tensões do condutor.
Abstract: Currently, due to the high demand for electricity, many dealerships are re-conducting existing transmission lines, whose new conductors tend to operate at higher temperatures. These temperatures affect the mechanical behavior of the conductors, changing the tensions in the wires, which may have implications for conductor fatigue life. On the other hand, studies about stresses and fatigue life of conductors considering the effects of temperature are still little explored in the technical literature, and two pioneering works with purely ex perimental essence were developed on the fatigue life of conductors under temperature at the University of Brasília. In that regard,The present work aims to bring a contribution to the theme through a study of stresses in the conductor considering the effect of tempera ture. For this, numerical analyzes of an aluminum alloy conductor were performed using the Finite Element Method, using the commercial software ANSYS-APDL. The simulations consider the conductor initially under the effect of the stretching load, and the temperatures are applied later according to a radial distribution.These temperatures were obtained through analysis of finites elements performed by Kang, Strobach e Franck (2013), considering dif ferent operating conditions and environmental factors.Three different stretching loads were simulated considering different temperature distributions. It was observed that, in displacement, the effect of temperature is predominant on the stretching load, due to the high coefficient of thermal expansion of aluminum. However, this effect tends to decrease with increasing conductor stretching load. Regarding the tensions, it was observed that the increase in wind speed generates a decrease in the normal tensions in the core wires and in the first two layers, where the third layer remains practically unchanged, while there is an increase in tensions in the last layer. Because, with the cooling of the last layer, there is a tendency of relative shortening of the same in relation to the others, appearing additional tensile stresses in the wires of this layer. Furthermore, it was found that the increase in the stretching load generates a linear increase in the average stress in the conductor, while the increase in the temperature gradient generates a reduction in this stress. Therefore, it was demonstrated the importance of considering the effect of temperature on conductor stresses.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
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