Título: | Análise de tensões considerando o efeito da temperatura em cabos condutores de energia |
Autor(es): | Moreira, Mayara Gabi |
Orientador(es): | Veloso, Luís Augusto Conte Mendes |
Assunto: | Cabos condutores Tensão elétrica |
Data de apresentação: | 2-Mai-2022 |
Data de publicação: | 30-Mar-2023 |
Referência: | MOREIRA, Mayara Gabi. Análise de tensões considerando o efeito da temperatura em cabos condutores de energia. 2022. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Atualmente, devido à grande demanda por energia elétrica, muitas concessionárias estão
recondutorando as linhas de transmissão existentes, cujos novos condutores tendem a operar com temperaturas mais elevadas. Essas temperaturas afetam o comportamento mecânico
dos condutores, alterando as tensões nos fios, podendo trazer implicações a vida à fadiga do
condutor. Por sua vez, estudos sobre as tensões e a vida à fadiga de condutores considerando os efeitos da temperatura são ainda pouco explorados na literatura técnica, sendo que
dois trabalhos pioneiros de essência puramente experimental foram desenvolvidos a vida à
fadiga de condutores sob temperatura na Universidade de Brasília. Nesse sentido, o presente
trabalho visa trazer uma contribuição para o tema através de um estudo de tensões no condutor considerando o efeito da temperatura. Para isso, foram realizadas análises numéricas
de um condutor de alumínio liga por meio do Método dos Elementos Finitos, empregando o
software comercial ANSYS-APDL. As simulações consideram o condutor sob efeito inicial
da carga de esticamento, sendo que as temperaturas são aplicadas posteriormente segundo
uma distribuição radial. Essas temperaturas foram obtidas através de análises de elementos
finitos realizadas por Kang, Strobach e Franck (2013), considerando diferentes condições de
operação e fatores ambientais. Três diferentes cargas de esticamento foram simuladas considerando diferentes distribuições de temperaturas. Foi observado que, no deslocamento, o
efeito da temperatura é preponderante sobre a carga de esticamento, devido ao elevado
coeficiente de dilatação térmica do alumínio. Entretanto, esse efeito tende a reduzir-se com
o aumento da carga de esticamento do condutor. Em relação às tensões, foi observado que
o aumento da velocidade de vento gera diminuição das tensões normais nos fios do núcleo
e das duas primeiras camadas, onde a terceira camada permanece praticamente inalterada,
enquanto que há um acréscimo de tensões na última camada. Pois, com o resfriamento da
última camada, há uma tendência de encurtamento relativo da mesma em relação às
demais, surgindo tensões de tração adicionais nos fios dessa camada. Além disso,
verificou-se que o aumento da carga de esticamento gera um aumento linear da tensão
média no condutor, enquanto que o aumento do gradiente de temperatura gera uma redução
dessa tensão. Com isso, foi demonstrado a importância da consideração do efeito da
temperatura nas tensões do condutor. |
Abstract: | Currently, due to the high demand for electricity, many dealerships are re-conducting
existing transmission lines, whose new conductors tend to operate at higher temperatures.
These temperatures affect the mechanical behavior of the conductors, changing the tensions
in the wires, which may have implications for conductor fatigue life. On the other hand,
studies about stresses and fatigue life of conductors considering the effects of temperature
are still little explored in the technical literature, and two pioneering works with purely ex perimental essence were developed on the fatigue life of conductors under temperature at
the University of Brasília. In that regard,The present work aims to bring a contribution to
the theme through a study of stresses in the conductor considering the effect of tempera ture. For this, numerical analyzes of an aluminum alloy conductor were performed using
the Finite Element Method, using the commercial software ANSYS-APDL. The simulations
consider the conductor initially under the effect of the stretching load, and the temperatures
are applied later according to a radial distribution.These temperatures were obtained through
analysis of finites elements performed by Kang, Strobach e Franck (2013), considering dif ferent operating conditions and environmental factors.Three different stretching loads were
simulated considering different temperature distributions. It was observed that, in
displacement, the effect of temperature is predominant on the stretching load, due to the
high coefficient of thermal expansion of aluminum. However, this effect tends to decrease
with increasing conductor stretching load. Regarding the tensions, it was observed that the
increase in wind speed generates a decrease in the normal tensions in the core wires and in
the first two layers, where the third layer remains practically unchanged, while there is an
increase in tensions in the last layer. Because, with the cooling of the last layer, there is a
tendency of relative shortening of the same in relation to the others, appearing additional
tensile stresses in the wires of this layer. Furthermore, it was found that the increase in the
stretching load generates a linear increase in the average stress in the conductor, while the
increase in the temperature gradient generates a reduction in this stress. Therefore, it was
demonstrated the importance of considering the effect of temperature on conductor
stresses. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022. |
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