Título: | Simulação numérica do efeito de condições críticas no ruído de interação rotor-estator em cascatas |
Autor(es): | Dantas, Nathália Holanda |
Orientador(es): | Miserda, Roberto Francisco Bobenrieth |
Coorientador(es): | Pimenta, Braulio Gutierrez |
Assunto: | Dinâmica dos fluidos Fluidos Aeroacústica |
Data de apresentação: | 17-Mai-2022 |
Data de publicação: | 30-Mar-2023 |
Referência: | DANTAS, Nathália Holanda. Simulação numérica do efeito de condições críticas no ruído de interação rotor-estator em cascatas. 2022. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho consiste na simulação numérica de um escoamento compressível e invíscido através de duas cascatas rotor-estator bidimensionais. O principal objetivo
é identificar variações no ruído de interação rotor-estator ao alterar o número de Mach
e analisar a influência das condições críticas em cada situação. Utilizou-se do método de
fronteira imersa com geometria móvel para simular o ruído em questão. As equações de
Euler são numericamente resolvidas ao utilizar uma discretização de volume finito onde
os fluxos são calculados com um método de interpolação de quarta ordem de precisão,
enquanto o processo de marcha temporal é alcançado através de Runge-Kutta de terceira
ordem. O código VAT (Virtual Aeroacustic Tunnel) é estabilizado por meio da imposição
de uma dissipação artificial. Os resultados numéricos evidenciaram uma intensa diminuição de ruído para 𝑀 = 0, 76 com a quase anulação do primeiro harmônico e a deveras
intensa relação desse harmônico com o valor OASPL do escoamento. Além disso, as soluções trouxeram uma possível ligação das condições críticas com o ruído, uma vez que
para o caso de menor OASPL apresenta-se um cenário com duas ondas de choque e três
diferentes modos de interação a montante. |
Abstract: | The present work consists of the numerical simulation of a compressible and in viscid flow through two two-dimensional rotor-stator cascades. The main objective is to
identify variations in rotor-stator interaction noise by changing the Mach number and ana lyze the influence of critical conditions in each situation. The immersed boundary method
with moving geometry was used to simulate the noise in question. Euler’s equations are
numerically solved using a finite volume discretization where the fluxes are calculated
with a fourth-order precision interpolation method, while the temporal march process is
achieved using a third-order Runge-Kutta. The VAT (Virtual Aeroacustic Tunnel) code is
stabilized by imposing an artificial dissipation. The numerical results showed an intense
decrease in noise for 𝑀 = 0.76 with the almost nullification of the first harmonic and
the very intense relationship of this harmonic with the OASPL value of the flow. In addi tion, the solutions brought a possible link between critical conditions and noise, since for
the case of lower OASPL, a scenario with two shock waves and three different upstream
interaction modes is presented. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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